Senado aprova PEC que proĂ­be extinção de tribunais de contas

O Senado aprovou ontem (6) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que, na prática, impede a extinção de...

Por Jota Silva em 07/12/2022 às 08:16:17

Logo AgĂȘncia Brasil

O Senado aprovou ontem (6) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que, na prĂĄtica, impede a extinção de tribunais de contas de estados e municĂ­pios. O texto estabelece que esses tribunais são órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da administração pĂșblica, garantindo sua perenidade. Essa PEC, de autoria do então senador EunĂ­cio Oliveira, que não estĂĄ mais na Casa, foi aprovada em primeiro turno em 2017 e ficou cinco anos aguardando a votação em segundo turno. Agora, segue para a Câmara.

Atualmente existem 32 tribunais de contas estaduais e municipais, além do Tribunal de Contas da União (TCU). A PEC recebeu uma emenda que inclui a proibição de que novos tribunais de contas sejam criados. A justificativa foi evitar que a PEC motivasse o surgimento de novos órgãos, provocando gastos adicionais de recursos pĂșblicos.

NotĂ­cias relacionadas:

A PEC trata dos tribunais de contas estaduais (TCEs), dos tribunais de contas dos municĂ­pios, além dos tribunais de contas municipais. Existem diferenças entre eles, sobretudo os dois Ășltimos: o Tribunal de Contas dos MunicĂ­pios é criado em âmbito estadual, com competĂȘncia para fiscalizar contas de todos municĂ­pios daquele estado a fim de desafogar o trabalho dos TCEs, atuando como força auxiliar desse. JĂĄ o Tribunal de Contas Municipal se detém exclusivamente ao municĂ­pio em que foi criado.

* Com informações da AgĂȘncia Senado

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios