Criado em 2013, o coletivo Circo Tá Na Rua mostra a arte circense aos ludovicenses de maneira acessível, pois como o próprio nome já diz, ele "tá na rua" e é gratuito a todos os expectadores. Suas atividades incluem uma diversidade de malabarismos e uso de tapetes coloridos ao som de músicas animadas.
O circense Igor Gauthier é integrante do coletivo o Circo Tá Na Rua e fala sobre a sua experiência nesses anos de projeto: "O circo tá na rua é um projeto que já tem 07 anos já, assim eu comecei como todo mundo começa. Antes, eu já tinha aprendido circo onde morava, aí quando voltei pra São Luís conheci a Nuilane que me apresentou o projeto que fazia treinos gratuitos da maioria das modalidades de circo. Malabarismo, equilibrismo, acrobacias de solo na praça Nauro Machado", ele conta.
"Daí passou se um ano , já me vi de certa forma contribuindo pra cena de circo através da perna de pau. Que é o lado do circo que mais tenho habilidade, além do malabarismo e da acrobacia que já tinha conhecimento e já treinava antes de entrar. E, essa paixão virou profissão ao longo dos anos, dei aula por um ano no único circo escola do estado", ele completou.
O circo possui aproximadamente 25 artistas, os quais trabalham com diversas modalidades. Também atua como parte integrante de uma empresa, trabalhando com eventos privados e públicos.
Costumam se reunir na Praça Nauro Machado, situada no Centro Histórico de São Luís, no horário entre 18h30 e 21h. Mas, devido a pandemia causada pela Covid 19, o projeto tem funcionado através da dinâmica de lives pelo Instagram @ocircotanarua, todas as segundas, com o objetivo de levar conhecimento sobre a arte circense.
Fonte: O Imparcial