Gestão Fernando Coelho, faz saúde municipal se transformar em economia de resultados em Bom Jesus das Selvas

Otimização e eficiência são as palavras de ordem da gestão da saúde do município de Bom Jesus das Selvas

Por Ricardo Becker em 30/09/2020 às 21:30:03
Prefeito Fernando Coelho e seu vice Franklin, fazem uma gestão participativa voltada a resultados extraordinários

Prefeito Fernando Coelho e seu vice Franklin, fazem uma gestão participativa voltada a resultados extraordinários

Otimização e eficiência são as palavras de ordem na saúde municipal de Bom Jesus das Selvas, Fernando Coelho, gestor executivo, ou melhor, o prefeito da cidade, trouxe um olhar diferenciado e bons motivos para se fazer o melhor pela saúde pública da cidade, criando um ambiente onde onde a máxima é, "economia que gera economia para o cidadão", "governo com a ajuda de todos, digo todos os envolvidos direta e indiretamente na saúde municipal da cidade, meu olhar sobre este segmento tão importante dentro da gestão pública, segue premissas administrativas e operacionais como de qualquer entidade, empresa, associação e por que não dizer, até de prefeituras, fomos muito ousados com apenas cento e poucos dias de mandato inaugurar um hospital que para o tamanho da cidade virou referência, me atrevo a dizer, que nosso jeito de fazer saúde tem impactos positivos na economia da cidade, fator mais que importante para os cidadãos da cidade". dispara Fernando Coelho.


A busca por processos mais rápidos e economia de recursos, impulsionou a inovação e os investimentos na saúde do município. "Desburocratizar foi nosso maior passo, ação esta, já mostrada aqui no site por vocês, estudei e fui buscar métodos para otimizar os processos, da procuradoria ao atendimento ao cidadão, quando resolvi concentrar todas as secretarias em um único espaço, percebi que estava fazendo com que o cidadão pudesse resolver em um único lugar e em menor tempo possível, problemas em nível político social, aí você deve está se perguntando, como uma atitude como esta pode impactar positivamente na gestão da saúde municipal?" Disse Fernando, que completa, "Se você acompanha nosso trabalho, sabe quais foram nossos principais desafios na gestão da saúde do município, quem conheceu o antes da saúde da cidade, e quando se depara com o que fizemos e proporcionamos aos usuários da saúde do município, percebe quantos caminhos trilhamos para chegar onde estamos hoje no mapa da saúde pública do estado", explica Fernando Coelho.


Bom Jesus das Selvas, antes do prefeito Fernando Coelho chegar ao poder executivo, era reconhecida, politicamente falando, como uma cidade de economia fraca, de política dúbia, de políticos oportunistas, de saúde débil e inexistente, em meio a este quadro pessimista, mas sabedor do que tinha que fazer, aplicou de cara, três soluções que simplificaram a gestão da saúde pública no município. Podemos dizer que Hoje, a eficiência nos processos que fazem a saúde andar, resultaram em maior economia, a partir da adoção de um sistema de gestão de saúde único e voltado as reais necessidades do povo.



Em Bom Jesus das Selvas, têm gestão de saúde municipal que olha para o povo


Atualmente, a maioria das prefeituras, trabalha com um sistema de informação e gestão analógico, ou pouco integrado e seguro. Para a saúde, isso significa que há uso excessivo de papel, atrasos nos atendimentos, falta de um histórico único de saúde do morador, tempo improdutivo dos profissionais, entre outras características. Um único sistema para todos os profissionais da saúde, sejam eles, médicos, enfermeiros, administradores e servidores. Com isso, será possível verificar rapidamente qual medicamento foi receitado para o paciente pelo seu médico, qual o histórico daquele paciente (alergias, por exemplo), quanto material foi gasto em um dia, entre outras rotinas, essa parece ser realidade de Bom Jesus das Selvas, e é para essa realidade nos processos que a cidade parece está caminhando. "Na Integração de informações, a gestão de saúde municipal depende de nossos repasses, e muitas vezes é necessário gerar relatórios com orçamentos, prestação de custos e até índices de óbito por alguma epidemia, pandemia (caso este recente, vivido por nós). Um sistema de gestão de saúde pode fornecer todas essas informações, facilitando e agilizando o trabalho diário do servidor, acredite, Bom Jesus já está preparada para o futuro". Completa Fernando Coelho.


Alguns processos parecem ser improváveis para uma cidade do tamanho de Bom Jesus das Selvas, como por exemplo, os cursos de qualificação de todo corpo de atendimento na área da saúde, criando uma otimização do atendimento, "existem recursos em um sistema de gestão na saúde municipal, e isso é fato, esperamos de verdade passar deste nível, digo, chegarmos ao segundo mandato para tornar realidade para o usuário da saúde pública, as agendas do cidadão, que queremos integrá-las diretamente com as agendas dos médicos e consultórios do município, que nos permitirá organizar melhor os horários de atendimento, estimar os tempo de consultas e até informar de possíveis atrasos". projeta o prefeito Fernando coelho, que dispara. " será mais informação para o cidadão, queremos se possível, em um futuro próximo, enviar mensagens e promover campanhas de saúde, como as de vacinação, diretamente pelo sistema, entre outras ações pontuais". Finaliza o Prefeito Fernando Coelho.


Diante disso, as analogias do prefeito Fenando Coelho, sobre os avanços alcançados e onde ele pretende posicionar a saúde da cidade de Bom Jesus das Selvas, e sua ideia de que essa eficiência na saúde poderá resultar em redução de custos, com menos papel, adotando um sistema de gestão de saúde municipal que implicará em uma mudança assertiva e no tempo certo para o digital. Com prontuários, pedidos de exames e históricos médicos que podem ser mantidos em um ambiente on-line de fácil acesso aos profissionais de saúde, diminuindo o custo com papel, a geração de lixo e o tempo para o preenchimento de formulários. Gerando assim uma diminuição da verba publicitária, como por exemplo, poder falar diretamente com o público-alvo, ou seja, o cidadão. Vale lembrar que todo este processo planejado para a saúde de Bom Jesus das Selvas, ao que parece, irá permitir, diagnósticos mais eficazes, dentro de sua realidade básica de saúde, construindo um caminho mais eficiente na finalização dos diagnósticos.


Com Fernando Coelho eleito, não tenho dúvidas que este sistema integrado, dando a probabilidade de conseguir um diagnóstico mais rápido, assertivo e que diminuirá a necessidade de múltiplas consultas, abrirá espaços para novos tempos na saúde pública desta região, tornando Bom Jesus das Selvas, uma referência em saúde de baixa e quem sabe, de média complexidade.

Fonte: Atribuna

Comunicar erro

Comentários