PROTEÇÃO INFANTO-JUVENIL | GRUPO DE MONITORAMENTO REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE 2023

Por Jota Silva em 08/02/2023 às 18:00:40

O Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do município de Açailândia realizou a primeira reunião, na manhã desta terça-feira (07/02), na sede do CREAS – Centro de Referência Especializados de Assistência Social, na Rua Dorgival Pinheiro de Sousa, 1338 – Centro.


O encontro foi conduzido por Patrícia Teixeira, coordenadora do grupo, e Laiana Castro, coordenadora do AEPETI - Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Patrícia Teixeira fez um relato das ações desenvolvidas no ano de 2022, avaliando os aspectos positivos e negativos, assim como registrando sugestões para a contínua melhoria. Laiana Castro falou sobre a importância as ações do AEPETI; e iniciou um diálogo sobre a definição de ações para fortalecer o campo da proteção dos direitos de crianças e adolescentes em Açailândia no período carnavalesco.


O Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do município de Açailândia é composto por diversas entidades da sociedade civil e órgãos governamentais. Presentes neste primeiro encontro Terezinha de Paiva Rocha (CDVDH/CEDCA), Juliana Marques (CRAS-Vila Ildemar), Fabiane Resplandes (PMMA-26° BPM), Adevan Silva Sousa (CMA), Mauritânia Souza (CRAS-Centro), Alessandra Gomes Soares(CRAS- Centro), Lucilene Silva Carneiro Castro (SEMAS-AEPETI), Diogo Magalhães (Judiciário), Roberto Levi Vidal (CREAS), Laiana Castro (AEPETI), Patrícia Teixeira (CREAS), Terezinha Braz de Almeida (CONTUA), Anielle Alves Marquesini (PSE-SME), Alex Sandro Martins Sampaio (PMMA-26° BPM), e Dayana Monteiro Sousa (CREAS).


Na ocasião, Laiana também apresentou a planejamento das ações que irão acontecer em 15 de fevereiro deste ano, na Praça do Mercado (uma blitz em alusão ao enfrentamento do trabalho infantil e uso de bebidas pelas crianças e adolescentes nesse período); e em 17 de fevereiro, uma "fiscalização" nos ambientes festivos da cidade em busca de crianças e adolescentes em situações de trabalho.


O Grupo de Monitoramento realiza ações integradas com objetivo de aprimorar o sistema de proteção e garantia de direitos desse público. Ficou agendado para a próxima reunião, dia 01/03, o início das organizações para semana de enfrentamento que acontece em maio, incluindo sugestões que devem fundamentar a elaboração das próximas ações de enfrentamento e prevenção à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.


ASCOM

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você


Fonte: ASCOM - Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia

Comunicar erro

Comentários