ParĂĄ confirma caso de vaca louca no interior do estado

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) confirmou hoje (22) um caso de mal da vaca louca no interior do...

Por Jota Silva em 23/02/2023 às 07:29:12

A AgĂȘncia de Defesa AgropecuĂĄria do Estado do ParĂĄ (AdeparĂĄ) confirmou ontem (22) um caso de mal da vaca louca no interior do estado. O órgão não especificou o municĂ­pio, informando apenas que o caso ocorreu numa pequena localidade no sudeste paraense, numa propriedade com 160 cabeças de gado.

Segundo a agĂȘncia, a propriedade jĂĄ foi isolada, inspecionada e interditada preventivamente. Amostras foram enviadas a um laboratório no CanadĂĄ para verificar se a ocorrĂȘncia se trata de um caso clĂĄssico, em que hĂĄ transmissão de um animal para outro, ou atĂ­pico, em que a doença se desenvolve de forma espontânea na natureza, geralmente em animais idosos.

NotĂ­cias relacionadas:

Em comunicado, a AdeparĂĄ destacou que trabalha com a hipótese de caso atĂ­pico, sem risco de disseminação ao rebanho e ao ser humano. O órgão informou estar em contato permanente com o Ministério da Agricultura e PecuĂĄria e que trata do tema com transparĂȘncia e responsabilidade.

Na segunda-feira (20), o Ministério da Agricultura informou que estava investigando um caso suspeito de vaca louca no Brasil. Na ocasião, a pasta não informou o local.

A morte em pasto aumenta as chances de que o suposto caso de vaca louca tenha se originado de forma "atĂ­pica", espontaneamente na natureza, em vez de ser transmitido pela ingestão de ração animal contaminada. Isso, em tese, reduz as chances de imposições de barreiras comerciais.

Sem casos transmissĂ­veis

Os Ășltimos casos de vaca louca registrados no Brasil ocorreram em 2021, em Minas Gerais e no Mato Grosso. Na ocasião, os casos também foram atĂ­picos, mas a China, maior comprador de carne do Brasil, suspendeu a compra de carne bovina brasileira por trĂȘs meses, de setembro a dezembro daquele ano.

Até hoje, o Brasil não registrou casos clĂĄssicos de vaca louca, provocado pela ingestão de carnes e pedaços de ossos contaminados. Causado por um prĂ­on, molécula de proteĂ­na sem código genético, o mal da vaca louca é uma doença degenerativa também chamada de encefalite espongiforme bovina. As proteĂ­nas modificadas consomem o cérebro do animal, tornando-o comparĂĄvel a uma esponja.

Além de bois e vacas, a doença acomete bĂșfalos, ovelhas e cabras. A ingestão de carne e de subprodutos dos animais contaminados com os prĂ­ons provoca, nos seres humanos, a encefalopatia espongiforme transmissĂ­vel. No fim dos anos 1990, houve um surto de casos de mal da vaca louca em humanos na Grã-Bretanha, que provocou a suspensão do consumo de carne bovina no paĂ­s por vĂĄrios meses. Na ocasião, a doença foi transmitida aos seres humanos por meio de bois alimentados com ração animal contaminada.

Fonte: EBC

Comunicar erro

ComentĂĄrios