Alexandre de Moraes dĂĄ 10 dias para INSS ter plano para revisão da vida toda

O INSS pediu ao STF para suspender o andamento dos processos judiciais sobre o assunto, pois não teria, atualmente, possibilidades tĂ©cnicas de recalcular as aposentadorias com base na nova regra.

Por Jota Silva em 05/03/2023 às 08:01:50

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, determinou que o INSS apresente, em 10 dias, um plano para realizar a chamada "revisão da vida toda" em aposentadorias. 

O prazo dado pelo ministro da Suprema Corte começa a contar nesta sexta-feira (03). 

A revisão da vida toda foi autorizada em dezembro, quando o STF reconheceu o direito de recalcular benefĂ­cios de aposentados. A decisão encerrou dĂ©cadas de disputas judiciais. 

Pela decisão do STF, a revisão pode ser solicitada por aposentados e pensionistas que começaram a contribuir para o INSS antes de julho de 1994, mĂȘs de criação do Plano Real, e que se aposentaram entre 1999 - quando o governo alterou as regras de cĂĄlculo dos benefĂ­cios após fazer uma reforma da PrevidĂȘncia -, e a reforma da PrevidĂȘncia de 2019. 

O INSS pediu ao STF para suspender o andamento dos processos judiciais sobre o assunto, pois não teria, atualmente, possibilidades tĂ©cnicas de recalcular as aposentadorias com base na nova regra. 

O órgão estimou que o procedimento deve envolver 51 milhões de benefĂ­cios ativos e inativos. 

Moraes reconheceu as dificuldades tĂ©cnicas do INSS, mas afirmou que a decisão do STF não pode ficar sem resultado prĂĄtico. 

"De fato, milhões de beneficiĂĄrios da PrevidĂȘncia Social aguardam hĂĄ anos por uma resposta do Poder JudiciĂĄrio, em matĂ©ria relacionada a direitos fundamentais bĂĄsicos, ligados à própria subsistĂȘncia e à dignidade da pessoa humana", disse o ministro na decisão. 

Moraes acrescentou tambĂ©m que "Ă© preciso que a autarquia previdenciĂĄria requerente informe de que modo e em que prazos se propõe a dar efetividade ao entendimento definido" pelo STF. 

Somente após receber e analisar o plano Ă© que decidirĂĄ sobre o pedido de suspensão dos processos, afirmou Moraes, que Ă© o relator do recurso sobre o assunto. 

Fonte: Gazeta BR

Comunicar erro

ComentĂĄrios