Tribunal Penal Internacional pede prisão de Putin

O presidente russo e sua comissária são acusados de deportar ilegalmente crianças ucranianas

Por Jota Silva em 20/03/2023 às 08:48:35

O Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou um mandado de prisão para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e Maria Lvova-Belova, comissária russa responsável por comandar suposto esquema de deportação de crianças ucranianas. A medida foi anunciada na sexta-feira 17.

O TPI, sediado na cidade de Haia, nos Países Baixos, anunciou os mandados através de um comunicado à imprensa. O texto afirma que Putin e Lvova-Belova são supostamente responsáveis pelos crimes de guerra, de deportação e transferência ilegal de população da Ucrânia para a Rússia.

O organismo internacional explicou que mandados de prisão são sigilosos para proteger as vítimas e a investigação, porém, como a guerra ainda está acontecendo, eles entenderam que a divulgação pública do caso pode contribuir para cessar a continuação da prática de crimes.

A Rússia não participa do TPI, então, para um julgamento acontecer, os acusados teriam que ser entregues por Moscou ou presos fora de seu país.

Segundo denúncia feita pelos Estados Unidos e outros governos europeus, Putin e Lvova-Belova realizaram um esquema de adoção forçada de crianças ucranianas por família russas para doutrinação política através de mudanças legislativas para acelerar o fornecimento de Cidadania russa para as crianças e remoção deliberada delas pelas forças da Rússia.

Fonte: Revista Oeste

Comunicar erro

Comentários