VÍDEO | APTIDÃO E POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE MILHO EM AÇAILÂNDIA

Por Jota Silva em 17/04/2023 às 11:55:05

Açailândia desponta atualmente como o "novo polo agrícola do Maranhão". Isso porque mais de 50% do território do munícipio possui potencial para a agricultura. São terras férteis, de valor competitivo no mercado e relevo basicamente de planícies, uma região de terreno arenoso e barrento, rica em barro amarelo, propício para produção de grãos, o que favorece o processo de mecanização agrícola e plantações de milho.

A produção de milho estima-se de 11 a 12 mil hectares. Uma produção esperada de 120 sacas por hectare. A CONAB estima em torno de 1.5 milhões de sacas de milho.

Segundo o Secretário de Agricultura Antônio Filho, os grãos plantados em nosso território hoje, correspondente a mais ou menos 2% da área do município, representando valores brutos perto de 103 milhões (R$ 102.339.00 milhões, safra 2021/2022) podendo representar ao município de Açailândia aumento em sua arrecadação e maior capacidade de investimentos destes valores diretamente na agricultura familiar que tem dificuldades de avançar no ritmo dos outros segmentos por escassez de investimentos planejados e constantes.

Os valores em área plantada seguem a tendência de mais de 70 municípios do Maranhão com ascensão da soja, o que demanda de forma geral um direcionamento planejado com amplos diálogos, dada a diversidade produtiva que temos em nossa zona rural com a refloresta de eucalipto, a nossa forte pecuária e a agricultura familiar, o que nos coloca em condições de crescimento planejado destes diversos setores sem que um tenha que ser suprimido para ascensão de outro.

ASCOM

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você

https://youtu.be/BjPBwrLz8vs








Fonte: ASCOM - Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia

Comunicar erro

Comentários