O primeiro caso de infecção do novo coronavírus em um animal no Brasil foi registrado nesta semana. Um gato fêmea com poucos meses de vida testou positivo para covid-19, o caso aconteceu em Cuiabá, Mato Grosso e alerta para o risco de contaminação entre humanos e animais.
Mesmo não apresentando sintomas da doença, o felino foi infectado por seus donos em outubro, durante o isolamento social. Além dela, outros dois casos suspeitos estão sob investigação, sendo de um outro gato e um cachorro.
A pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso, foi a responsável pelo diagnóstico da gata, através do teste de biologia molecular RT- PCR, considerado um dos mais importantes para a detecção da doença.
O material foi enviado para a Universidade Federal do Paraná, onde há uma pesquisa sobre a covid-19 em animais de estimação. Um estudo feito na China aponta a possibilidade de contágio entre felinos, mas ainda há investigações sobre se há ou não facilidade no contágio entre os animais e humanos.
Fonte: O Imparcial