"O Direito à informação transparente: a verdade vencerĂĄ a mentira? Dos direitos universais que o cidadão e/ou sociedade tem direito, a informação, que vai, das polĂticas pĂșblicas e sociais, até a forma como é gasto o erĂĄrio do povo, tudo deve ser fundamentada sobre a verdade e a justiça, e a verdade é Ășnica e universal, por que a todo momento, uma avalanche de mensagens chegam até nós por meio de sites, WhatsApp, Facebook, blogs, TV, rĂĄdio. Informações polĂticas, econômicas, sociais, religiosas do Brasil e do mundo".
De significados distintos, informação é basicamente a reunião de conhecimentos sobre um fato, tema, assunto ou pessoa. Em sociedades democrĂĄticas a informação é um direito fundamental. No Brasil, esse direito estĂĄ previsto no artigo 5Âș da Constituição Federal. Uma forma de reforçar a cidadania e de promover a cultura da transparĂȘncia.
Quando o assunto é eleições, ou melhor, polĂticas pĂșblicas e sociais nos municĂpios, geralmente quem estĂĄ no poder, deveria usar a premissa da verdade, da transparĂȘncia com o erĂĄrio que é do povo. Em um estudo feito sobre as ações do prefeito LĂșcio FlĂĄvio, em Itinga do Maranhão, nos deixou basicamente sem caminhos para a informação precisa, o que vimos, é totalmente contrĂĄrio ao que se espera de um gestor e o que é pregado pelo mesmo. a 9 dias das eleições municipais, o prefeito usa de artifĂcios para convencer a população da cidade de que ele é de fato a melhor opção, diante do que colhemos, acho que não!.
vejamos os porquĂȘs
Por quĂȘ o prefeito mente sobre os reais valores destinados a cidade no combate ao COVID_19? Ao nos depararmos com os valores divulgados pelo prefeito em referĂȘncia ao que foi enviado a cidade, me pergunto, qual sua intensão em esconder os valores destinados pelo governo federal? Faltou à este prefeito, criatividade em aplicar este dinheiro, como por exemplo, ajudar a economia local com iniciativas pontuais que agreguem valores sociais, entre tantas ações que este poderia fazer. Vejam os reais valores:
Enquanto ele diz que os valores foram minguados para a cidade, olhem os documentos que provam o contrĂĄrio do que ele afirma, segundo fontes, foram mais de R$ 3.000.000,00. Vejam:
Contratações
Ações
Despesas
Receitas
E não é só isso, prefeito LĂșcio FlĂĄvio, vem fazendo gestão a base do calote, muitas empresas estão prestes a partir para o litĂgio jurĂdico a fim de receberem seus dinheiros pelos serviços prestados ao municĂpio. Talvez seja por isso que o Portal da transparĂȘncia da prefeitura esteja totalmente defasado de informações, para que o povo não se informe.
São muitas as mentiras a fim de se reeleger, o que dizer do hospital municipal, algo que foi falado por toda sua gestão, é sabido que o Prefeito LĂșcio FlĂĄvio, no que diz respeito a gestão pĂșblica, mostrou total imaturidade na lida com o dinheiro pĂșblico, algo que poderĂĄ ser constatado por qualquer cidadão que tentar fazer uma checagem nas informações citadas neste artigo. Quanto ao hospital, o Prefeito saiu com mais uma, a poucos dias para as eleições no dia 15 de novembro, ele vem a pĂșblico dizer que o hospital vem por aĂ, como? Talvez se isso acontecesse, não terĂamos pelos Ășltimos dados da COVID-19 em Itinga, 642 pessoas infectadas, 14 óbitos e uma taxa de letalidade para o tamanho de Itinga, muito alta, 2,18. Vejam o banner.
Contra fatos não hĂĄ argumentos. Sua gestão ao longo destes quase 4 anos, deixam perguntas que só ele e uma bela auditoria poderĂĄ responder. Por quĂȘ escondeu da população os milhões recebidos para o combate ao COVID-19? Se mentiu, onde estĂĄ todo este dinheiro destinado a cidade de Itinga? Por quĂȘ não lança as informações no Portal da transparĂȘncia, sobre despesas e como estĂĄ sendo gasto o erĂĄrio do povo de Itinga? E não obstante, por quĂȘ mentir sobre um hospital, jĂĄ que é sabido por todos, que sua Gestão é reconhecidamente uma gestão que não honra compromissos.
"Informar é formar, é lidar com a vida das pessoas. Por isso, a precisão das fontes e a custódia da comunicação são verdadeiros processos de desenvolvimento do bem, que geram confiança e abrem vias de comunhão e de paz" (Foi o papa Francisco quem disse!). A informação é a matéria prima do jornalismo. O artigo 1Âș do Código de Ética dos Jornalistas prevĂȘ: "O acesso à informação pĂșblica é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse". Por isso, e somente por isso, que conclamo, chamo, grito toda população de Itinga, que não se calem, pois segundo fontes, Itinga com os recursos que recebeu ao longo desta gestão, literalmente transformaria a vida das pessoas, a economia da cidade, as polĂticas pĂșblicas, sociais e por que não dizer, de toda a cidade.
Atribuna