São 11, entre 48, as vacinas contra a Covid-19 que estão em estágio mais avançado de testes (na fase 3) ao redor de todo o mundo. A fase 3 é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a última etapa para que se inicie o processo de aprovação e regularização do imunizante.
Dessa forma, conheça quais são essas 11 vacinas que podem futuramente estabilizar a pandemia no mundo, assim como as categorias em que elas se encaixam e as empresas que estão desenvolvendo-as. Confira:
RNA Mensageiro
Vanguardistas na modalidade, esse tipo de vacina injeta informações genéticas (RNA mensageiro) em células do corpo humano. Dessa forma, são criadas proteínas capazes de produzir anticorpos contra o coronavírus no organismo.
- Pfizer: empresa farmacêutica americana (em parceria com a alemã BioNTech) possuem a eficácia de sua vacina de mais de 90% entre os testados;
- Moderna: empresa de biotecnologia americana apresenta sua vacina com eficácia de 94,5% dos resultados.
Vírus inativado
Sendo uma das tecnologias mais conhecidas utilizadas em imunizantes, o uso do vírus inativado (após o tratamento químico que "mata" o vírus) também é capaz de manter as habilidades deste de responder ao sistema imunológico positivamente.
- Sinovac: empresa de biotecnologia chinesa testada em parceria com o governo de São Paulo e o Instituto Butantan; sua vacina chamada "CoronaVac" apresenta 97% de eficácia em seus testes com 700 voluntários;
- Sinopharm: laboratório chinês que trabalha em parceira com o Instituto de Produtos Biológicos de Pequim; mais de 600 pessoas passaram por seus testes com a vacina tiveram bons resultados nas fases 1 e 2;
- Bharat Biotech: empresa indiana que vem trabalhado em busca de uma vacina contra a Covid-19; sua vacina chamada "COVAXIN" traz bons resultados e pode estar disponível a partir do início de 2021.
Vetor Viral
O uso de um outro vírus com maior potencial de se multiplicar no corpo humano funciona como suporte para modificar o coronavírus. Através disso, eles geram uma proteína comum no SARS-CoV-2 (após entrar no organismo da pessoa vacinada) fazendo com que o corpo se familiarize com o coronavírus transformado.
- AstraZeneca: empresa anglo-sueca que trabalha em parceria com a Universidade de Oxford; também conhecia como "Vacina de Oxford", esta é uma das mais aguardadas contra a Covid-19;
- Johnson & Johnson: empresa americana; 90 mil voluntários ao redor do mundo estão participando do processo de testagem;
- CanSino Biological: empresa chinesa trabalhando em parceria com o exército; sua vacina chamada "Ad5-nCoV";
- Gamaleya: Centro de Pesquisas em Epidemiologia Gamaleya em parceria com o Ministério Russo da Defesa; sua vacina denominada "Sputnik V" possui eficácia de 92%.
Proteína Recombinante
Esse tipo de vacina faz uso de genes que são inseridos em um vetor com pouco potencial de se multiplicar no organismo. Assim, a substância pode ser usada como vacina.
- Novavax: empresa de biotecnologia americana; sua vacina chamada "subunitária recombinante" e tem previsão para que resultados preliminares saiam no início de 2021.
O Imparcial