Em estado grave, Zanardi começa a ser retirado de coma induzido

Alessandro Zanardi sofreu um grave acidente durante um evento de paraciclismo em Pienza

Por ESTADAO CONTEUDO - Posic. textual - Ricardo Becker em 17/07/2020 às 11:07:08
© Reuters

© Reuters

Quase um mês depois do italiano Alessandro Zanardi sofrer um grave acidente durante um evento de paraciclismo em Pienza, na província de Siena, na Itália, a equipe médica do hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena, iniciou na quinta-feira a "redução progressiva" dos sedativos do campeão paralímpico e ex-piloto de Fórmula 1.

Segundo os médicos do hospital italiano, será necessário esperar mais alguns dias para fazer novas avaliações em Zanardi. "Após a redução da sedação, será necessário mais alguns dias para termos novas avaliações do paciente pela equipe que cuida do atleta e para permitir a continuação de seu caminho terapêutico e de reabilitação", explicou o hospital em um comunicado oficial.

Ainda foi informado pelo hospital Santa Marie alle Scotte que os quadros cardiorrespiratórios e metabólicos de Zanardi permanecem estáveis, enquanto que o neurológico continua em grave situação. "A decisão foi tomada de acordo com a família de Zanardi. Mais informações sobre as condições de saúde dele serão divulgadas na próxima semana, em acordo com a família", concluiu.

Zanardi, que perdeu as duas pernas em um acidente de automobilismo há quase 20 anos, está em coma induzido e ligado a um respirador desde que colidiu a sua bicicleta em um caminhão durante uma corrida de revezamento. Os médicos explicaram que ele sofreu um grave trauma facial e craniano e alertaram para possíveis danos cerebrais.

O ex-piloto de Fórmula 1 competia em uma etapa do revezamento do Objetivo Tricolor, uma competição que reúne atletas paralímpicos em bicicletas de mão, triciclos ou cadeiras de rodas. O acidente ocorreu no quilômetro 146 da rodovia entre Pienza e San Quirico d?Orci.

Segundo informações da imprensa italiana, Zanardi teria perdido o controle da sua bicicleta de mão em uma descida, em uma curva, indo para a pista oposta. Na contramão, ele se chocou com um caminhão. Um vídeo divulgado pela emissora Tgr Rai Toscana mostra o que aparentemente era o equipamento de Zanardi tombado de lado na beira da estrada, parcialmente destruído.

Zanardi soma quatro medalhas de ouro paralímpicas. Ele competiu na Fórmula 1 entre 1991 e 1994, depois indo para o automobilismo norte-americano, onde foi campeão na Cart em 1997 e 1998, regressando no ano seguinte para a F-1.

Em 2001, um grave acidente em corrida da Cart na Alemanha o fez perder as duas pernas. O italiano ainda seguiria envolvido no automobilismo, mas aos poucos passou a se concentrar no esporte paralímpico. E faturou dois ouros nos Jogos de Londres-2012 e outros dois no Rio-2016.

Fonte: Notícias ao minuto

Comunicar erro

Comentários