Camilo defende grande pacto nacional para alfabetização de crianças

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse nesta terça-feira (19) que o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem o objetivo de apoiar e estimular as ações e iniciativas existentes nos estados e nos municípios.

Por Jota Silva em 20/09/2023 às 07:54:34

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Foto: Lula Marques/ Arquivo Agência Brasil

As diferentes realidades das crianças brasileiras devem ser levadas em conta na hora de pensar em políticas públicas para a educação, ressaltou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que também participou do seminário.

"Não podemos pensar em alfabetização e em educação básica sem todos os nossos recortes, principalmente raciais e territoriais. Não podemos falar em alfabetização do futuro sem fazer um recorte entre crianças negras e brancas", disse.

Ela contou um pouco da sua trajetória e destacou a importância da educação na sua vida.

"Eu sou extremamente impactada pela educação na minha vida. Eu cansei de ouvir que eu jamais seria nada, mas a minha mãe falava todo dia: 'vocês são pretas e faveladas, vocês têm que estudar, porque o conhecimento ninguém tira'. Se eu não tivesse escutado a minha mãe, talvez eu não estivesse aqui", disse Anielle, sendo aplaudida de pé pelos participantes do evento.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ressaltou a importância de todas as redes trabalharem juntas na educação e na assistência social. "Muitas coisas são importantes para vencer a fome e a pobreza, mas nenhuma delas é tão potente quanto a educação".

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios