Semana em BrasĂ­lia mostra a jovens que educação Ă© chave para inclusão

O ministro da Educação, Camilo Santana, abriu oficialmente nessa terça-feira (17) a 3ÂȘ edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que em 2023 tem como tema "Futuro Conectado: Educação Profissional para Reconstruir o Brasil".

Por Jota Silva em 19/10/2023 às 07:56:44

Brasília 16/10/2023 - Alunos de escolas do DF interagem com mostras da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ainda sobre a inclusão da aprendizagem baseada no trabalho, Camilo pretende ampliar o ambiente prático dentro das escolas do ensino fundamental 2, na modalidade de tempo integral. "Vamos lançar uma política importante de fortalecimento com o Sistema S no Brasil, para ampliar vagas de ensino técnico profissionalizante no país." O Sistema S agrupa instituições que promovem a formação profissional e o acesso ao lazer e à cultura por trabalhadores brasileiros de diferentes categorias, lembrou. "O Brasil precisa dar mais oportunidades de conectar melhor ao mundo atual o nosso jovem do ensino médio brasileiro".

Santana lembrou ainda a aprovação pela Câmara dos Deputados, neste segundo semestre, do projeto de lei que autoriza o aproveitamento de disciplinas de curso técnico de educação profissional no ensino superior. "Muitas vezes, o jovem não queria fazer um curso técnico profissionalizante porque sonha em fazer a graduação. Então, perderia tempo ou não iria aproveitar [os estudos]. Agora, não. O estudante vai aproveitar a disciplina da escola técnico-profissionalizante adiante, no ensino superior".

Visita

Após a abertura oficial da 3ª edição da Semana Nacional EPT, o ministro percorreu os estandes da mostra tecnológica.

No espaço estão mais de 50 instituições que ofertam essa modalidade de ensino, como os campi dos institutos federais, as redes estaduais de Educação, as escolas técnicas vinculadas às universidades, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Professores e estudantes dessas instituições de ensino apresentaram produtos, protótipos, novas tecnologias e projetos da educação profissional e tecnológica ao ministro e demais visitantes.

Brasília 17/10/2023 - Gabriela Silva participa da 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro também saudou alunos da educação pública do Recanto das Emas, região administrativa do Distrito Federal, que estiveram na mostra tecnológica nessa terça-feira.

Premiação

Momentos antes, o ministro entregou a Medalha Nilo Peçanha, patrono da educação profissional e tecnológica no Brasil, a pessoas físicas e jurídicas, além de entidades governamentais e não governamentais que promovem com destaque a modalidade, no país. Na edição deste ano, foram 16 homenageados e a partir de 2023, o MEC estabeleceu que a premiação ocorrerá anualmente.

Serviço

A programação completa da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica pode ser acessada no site do MEC.

A entrada é gratuita. Porém, para participar dos seminários e mesas de debate é necessária a inscrição prévia.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios