AÇAILÂNDIA REALIZA A IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Por Jota Silva em 17/11/2023 às 17:30:54

Nos dias 09 e 10 de novembro, foi realizada a IV – Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Açailândia- MA. O evento é organizado pelo Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência, com apoio da Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria de Assistência Social. A Conferência aconteceu no auditório do Centro Educa Mais Prof. Guilherme Antônio Barbosa, no Bairro Nova Açailândia, e iniciou com o credenciamento dos participantes, composição da mesa de honra, hino nacional e municipal com interpretação de libras ASA, leitura do Regimento Interno IV Conferência, palestra Magna Prof. Evandro Fernandes, considerações os conferencistas, avisos e agradecimentos.

Com o tema: O Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo". A programação contou com a participação da Secretária de Assistência Social, Patrícia Giroto, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Hélia dos Santos Soares, do presidente da ACEA - Associação dos Cadeirantes Eficientes de Açailândia, Wanderson Freitas, do vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Francieudes Gomes, do Secretário de Infraestrutura, Adriano Oliveira, do deputado federal e presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Câmara dos Deputados, Márcio Jerry, entre outros convidados e participantes.

Confira como ocorreu a programação:

Responsável pelo 1º. - Eixo, o palestrante Paulo Carneiro, falou das Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; Conjuntura do Controle Social no Brasil; A participação social e interação interseccional da pessoa com deficiência; Monitoramento e avaliação de políticas com a participação da plenária.

O 2º. Eixo, ficou por conta de Claudianny Maria Galvão de Melo e Silva. Ela destacou a Garanti do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificadas; Estratégias das políticas públicas para promover o acesso das pessoas com deficiência considerando todo o ciclo de vida; Desafios da articulação Interfederativa para implantação da avaliação biopsicossocial de deficiência; Estratégias para o avanço, transversalidade e perspectiva das políticas públicas no processo de inclusão das pessoas com deficiência com a participação da plenária.

O renomado advogado Erno Sorvos, ficou para falar no 3º. Eixo, sobre Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; Estabelecimento de um referencial legal de financiamento público para criação do Fundo Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Caminhos para o financiamento de políticas públicas para as pessoas com deficiência, além do Fortalecimento do controle social dobre financiamento das políticas públicas com a participação da plenária.

A Dra. Luisa Karoline Santiago, foi escolhida para trabalhar o 4º. Eixo, discorrendo sobre a Cidadania e acessibilidade; Capacidade civil e tomada de decisão apoiada; Sistema de apoio (direito de acesso à escola, trabalho, saúde, habitação, reabilitação) e sistema de proteção social, bem como, Estratégias para promover o protagonismo político das pessoas com deficiência com a participação da plenária.

Já o comunicador e jornalista Jorge Quadros, juntamente Ivanilde e Francieudes Gomes, ficaram responsável em tratar sobre o 5º. Eixo, ocasião em que falaram sobre os desafios para a comunicação universal; Acesso à informação instrumental e tecnológica; Tecnologias assistivas na informação e comunicação, como também, Campanhas educativas de combate ao capacitísmo e sobre direitos das pessoas com deficiência, com a participação da plenária. Durante o evento, houve intervalo para almoço, lanche, momento para informativos e trabalhos em grupos, apresentação das propostas e finalizando com eleição dos delegados.

De acordo com Ana Hélia, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, neste evento, foi feita a apresentação dos eixos temáticos e com a realização desta conferência, objetiva contribuir para que o município seja mais inclusivo e bem mais acessivo. "Após a apresentação dos eixos serão criadas as propostas onde as pessoas presentes no evento vão poder estabelecer as propostas que visam a melhorias para o município e em seguida sabermos como executá-las no sentido de facilitar a vida de todos. Precisamos ainda de políticas públicas em todas as áreas como: saúde, educação, assistência social e principalmente na infraestrutura. Vale destacar que a pessoa deficiente tem a necessidades de avançar em todas as áreas. Já melhorou bastante, avançamos muito, principalmente quando comparamos com a realidade de outros municípios. Açailândia está crescendo muito e com o crescimento também aumentam as demandas", destacou Ana Hélia.

ASCOM

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você

https://www.acailandia.ma.gov.br/midia/ACAILANDIA-REALIZA-A-IV-CONFERENCIA-MUNICIPAL-DOS-DIREITOS-DA-PESSOA-COM-DEFICIENCIA_2200
























Fonte: ASCOM - Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia

Comunicar erro

Comentários