MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA SE PREPARA PARA ELEGER O PROXIMO PREFEITO OU PREFEITA

Por Jota Silva em 12/02/2024 às 16:44:10

Esse ano, eleitores de Açailândia irão eleger a 11ª Legislatura e o 11º prefeito ou prefeita nas eleições do dia 06 de janeiro. Faltando pouco mais de 8 meses para as eleições municipais deste ano, Açailândia se prepara para eleger o próximo prefeito ou prefeita, será o décimo primeiro eleito ou eleita democraticamente no município, lembrando que o primeiro prefeito eleito foi Raimundo Telefre Sampaio, em 15 de novembro de 1982. Sua posse aconteceu em 05 de fevereiro de 1983. O atual prefeito é Aluísio Sousa, reeleito em 2020.

Prefeitos

Com nomes novos e experientes na política, os bastidores cogitam no máximo seis candidatos a prefeito nestas eleições. Vale lembrar que o atual prefeito, Sr. Aluisio Sousa, ainda não decidiu quem será seu sucessor ou sucessora, esta é a grande expectativa na política local para estas eleições, eu diria. O que se fala nos bastidores é que por ter uma boa aprovação da população, o gestor trabalha para que o candidato que ele escolher para ser seu sucessor possa também ter uma boa aprovação da população.

Vereadores

Já o legislativo municipal, também elegerá sua 11ª legislatura, onde os 17 parlamentares deverão buscar suas reeleições para se manter no cargo.

Volto a dizer, que entre alguns nomes novos e outros com experiências na política, os hoje pré-candidatos a vereadores buscam ganhar espaços dentro de seus partidos para poder garantir uma vaga como candidato nestas eleições. Da atual legislatura, 12 estão no primeiro mandato, 4 estão no segundo e 1 no terceiro mandato como parlamentar.

Na eleição passada, dos 17 vereadores, nove vereadores disputaram eleição, apenas 5 conseguiram se reeleger e dois decidiram lançar um familiar como candidato e tiveram não êxito na disputa e um não disputou. Nos bastidores, há quem diga, que dos atuais vereadores, no máximo 8 conseguiram a reeleição, isto se os 17 se candidatarem.

Ao longo destas legislaturas, 15 mulheres foram eleitas vereadoras em Açailândia, duas delas In memorian. É importante destacar que quatro vereadores já disputaram a prefeitura de Açailândia, foram eles: Jeová Alves, Juscelino Oliveira, Aluisio Sousa e Elson Santos.

Portal Carlos Cristiano Noticias

https://www.carloscristiano.com.br/2024/02/acailandia-municipio-se-prepara-para.html

Fonte: Portal Carlos Cristiano Noticias

Comunicar erro

Comentários