Entenda por que mensagens do WhatsApp ficam no celular após cancelamento da linha e da conta

Tira-dúvidas explica risco de emprestar telefone que ficou guardado mesmo após a linha ser cancelada. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da...

Por Jota Silva em 26/03/2021 às 08:25:38
Tira-dúvidas explica risco de emprestar telefone que ficou guardado mesmo após a linha ser cancelada. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), envie um e-mail para [email protected]. A coluna responde perguntas deixadas por leitores às terças e quintas-feiras.

: Conversas do WhatsApp, áudios e imagens permanecem no telefone mesmo após a desativação da conta e devem ser removidas com uma redefinição do aparelho para garantir a privacidade

Altieres Rohr/G1

Tenho um smartphone antigo que estava guardado. O número que eu utilizava nele já cancelei há uns dois anos.

Emprestei esse aparelho para uma conhecida. Quando ela ligar, pode ver minhas conversas do WhatsApp daquela época? Não formatei o aparelho antes de entregar pra ela. – Tatiana

Tatiana, "formatar" é um termo popular para a reinstalação do sistema operacional em computadores. Não é um termo muito correto e, no mundo dos smartphones, pode causar confusão.

Em celulares, videogames e televisores e outros dispositivos "inteligentes", normalmente existem dois procedimentos:

Limpeza de dados (redefinição, restauração): Simples e rápida, a redefinição das configurações de fábrica pode ser realizada diretamente nas configurações do aparelho e zera a partição de dados.

Reflash. O reflash reinstala os arquivos de sistema e reajusta o armazenamento. Só é utilizado quando o sistema foi corrompido e é um procedimento raro. Em geral, é realizado pela assistência técnica (não pode ser facilmente realizado pelo usuário).

O procedimento de restauração ou redefinição (também chamado de "limpeza de dados") é eficaz para impedir a leitura de dados antigos do celular.

Embora o "reflash" seja de certa forma mais parecido com a conhecida "formatação" do computador, você não precisa fazer um reflash antes de vender ou emprestar um celular. Portanto, tente não se confundir com a ideia de "formatar" o celular.

Caso você não realize a restauração, seus dados permanecem armazenados no telefone e poderão ser recuperados a qualquer tempo pelo novo dono do aparelho.

Isso inclui suas mensagens no WhatsApp, e-mails, torpedos SMS, fotos, aplicativos instalados, arquivos baixados e muitos outros.

Já o WhatsApp realiza inclusive um backup local que pode ser lido com o uso de um software adequado. Mensagens de áudio e imagens, especialmente em aparelhos Android, podem ser abertas diretamente no armazenamento do telefone, sem nenhum obstáculo.

Como se passou muito tempo, sua conta de WhatsApp já deve ter sido apagada e as sessões em algumas redes sociais devem ter perdido a validade, o que vai impedir o login. Porém, há muitos dados no telefone que uma pessoa pode obter se ela estiver com intenção de fazer isso.

Ou seja, os dados estão lá, mesmo que nem sempre apareçam à primeira vista.

Se você se preocupa com a segurança dos seus dados, jamais deve permitir que outra pessoa utilize seu smartphone sem a sua supervisão. Antes de vender ou emprestar seu celular para uso prolongado por terceiros, é obrigatório restaurar o aparelho às definições de fábrica.

Redefinição do smartphone apaga todos os dados do usuário e desvincula contas cadastradas no aparelho

Reprodução

Se você "fez a lição de casa" e configurou uma senha de bloqueio no celular, a nova dona pode ter que realizar a redefinição forçada do aparelho. Dependendo do modelo do celular (especialmente os mais novos), aparelho não poderá ser usado após a restauração forçada.

WhatsApp e linha cancelada: o novo dono do número poderá ver suas mensagens?

Saiba como aumentar a segurança do celular e dos aplicativos de mensagens

Esse recurso de segurança, chamado de "factory reset protection" (FRP), existe para evitar que ladrões restaurem seu telefone para utilizá-lo após o roubo. Como o telefone pede a senha da sua conta, o ladrão fica impossibilitado de usar o celular.

Ou seja, se você tinha uma tela de bloqueio configurada no celular, você será obrigada a realizar a restauração, desligar o bloqueio de tela ou fornecer sua senha de desbloqueio. Dessas três opções, apenas a primeira é correta.

Formatação e remoção de dados

Como o blog entrou no assunto de "formatação" de dispositivos, vale dar um recado:

Em computadores e notebooks, a 'formatação' por si só não apaga em definitivo os dados que estavam armazenados no sistema.

O processo de "formatação" usado em sistemas modernos apenas escreve alguns dados no início da unidade de armazenamento. Esses dados ocupam o espaço onde antes estava a lista dos arquivos da unidade.

Contudo, é possível realizar uma leitura manual do disco e recuperar os arquivos que estavam gravados anteriormente – pois nenhum deles é removido ou modificado na formatação.

Se está difícil de entender, imagine que os dados no seu computador sejam documentos em pastas e armários, e que cada pasta possui um índice para que você saiba onde os documentos estão.

A formatação apaga esse índice que permitia localizar os documentos, mas tudo ainda continua guardado nos armários.

Se você se preocupa bastante com sua segurança, o blog não recomenda revender ou repassar dispositivos de armazenamento.

Mas, se deseja vender ou até descartar a unidade de armazenamento, é recomendado realizar uma limpeza definitiva. O procedimento será diferente para unidades de disco rígido (HD) e estado sólido (SSD).

Em discos rígidos, é necessário usar um programa para essa finalidade, como o Eraser. O processo leva várias horas ou até dias.

Para apagar SSDs, existe um comando específico que deve ser emitido preferencialmente com um programa fornecido pelo fabricante da unidade. Já o uso de programas como o Eraser pode até danificar SSDs.

Programas como o Eraser podem ser usados para apagar dados em discos rígidos. SSDs precisam ser apagados preferencialmente por ferramentas fornecidas pelo fabricante do produto.

Reprodução

Outra medida que ajuda a impedir a recuperação dos dados é a criptografia. Como os arquivos foram "embaralhados" no momento da gravação, não será possível recuperá-los, nem com uma leitura manual da unidade. Essa é a solução adotada pelos celulares.

'Não é bem assim': conheça os princípios da segurança digital que apps 'esquecem' em suas promessas de privacidade

Todos os celulares recentes vêm criptografados de fábrica, e é por isso que a restauração do sistema dos celulares é mais eficaz na remoção dos dados armazenados no aparelho do que a formatação de um computador tradicional que esteja sem criptografia.

Com a substituição da chave de criptografia, a antiga é descartada permanentemente e fica muito difícil de recuperar os dados no telefone.

Você pode abrir o aplicativo de Configurações do seu celular para conferir lá se o armazenamento do telefone está mesmo criptografado.

Dúvidas sobre segurança digital? Envie um e-mail para [email protected].

Veja dicas para manter seus dados seguros:

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários