A equipe de visitadores do Programa Criança Feliz, da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) de Açailândia, está participando de uma semana de capacitação sobre Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC). Oferecida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, a formação acontece de 24 a 28 de junho na Unissulma, em Imperatriz.
A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, reforçando a convivência e os vínculos entre elas e seus cuidadores. O curso "Cuidados para o Desenvolvimento da Criança" prepara profissionais que trabalham com famílias para incentivar o crescimento saudável e o desenvolvimento psicossocial das crianças. A equipe do Programa Criança Feliz de Açailândia conta com as servidoras a Supervisora Katherine Cristina da Silva Barroso e as visitadoras: Cristiene Leandro, Valéria de Melo, Sandra Cassiaria e Viviane Avelino.
Essa capacitação promete trazer benefícios significativos para a saúde pública e o bem-estar social, especialmente para as crianças e famílias mais necessitadas. A supervisora do Programa Criança Feliz em Açailândia, Katherine Cristina da Silva Barroso, destacou a importância do curso: "Essa semana foi de muito aprendizado. O curso é essencial para os profissionais da assistência social, que acompanham as famílias diariamente e têm um diagnóstico preciso da real situação delas".
Durante os cinco dias de programação, os profissionais da área de assistência social participaram de aulas teóricas e exercícios práticos. Foram abordados os objetivos do programa, políticas de Assistência Social e Primeira Infância, entre outros temas, ajudando os supervisores e visitadores a aprimorarem suas atividades em campo.
Instituído pelo decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, o Programa Criança Feliz adota uma abordagem intersetorial para promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. O programa considera o contexto familiar e de vida das crianças, abrangendo o período do nascimento até os seis anos de idade, além de oferecer acompanhamento às gestantes.
ASCOM
Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você
Fonte: ASCOM - Prefeitura Municipal de Açailândia - Compromisso com Você