MUNICÍPIO RECOLHE ALIMENTOS DO PAA NESTA SEGUNDA-FEIRA

"O prefeito Aluísio Sousa afirmou que é imprescindível a retomada do PAA e reforça a relevância da ação para atender quem de fato necessita, os agricultores e instituições municipais".

Por Jota Silva em 20/04/2021 às 12:47:44

Diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, buscando medidas com o objetivo de amenizar os impactos negativos na economia e atenuar danos aos grupos que vivem em condições sociais mais vulneráveis, a Prefeitura de Açailândia, por meio da SEAGRI – Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, começou a visitar os produtores que fornecem produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA para retomar ações de políticas públicas que apresentam como focos centrais o incentivo à agricultura familiar e o combate à insegurança alimentar e nutricional.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca durante os dias de 08 a 15 de abril de 2021, realizou reuniões com os agricultores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Zona Rural (Nova Conquista, Sudelândia, Terra Nova, Conquista da Lagoa, Nova Vitória e Califórnia) e falou sobre a retomada do programa. Para se habilitarem os agricultores familiares precisam estar enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.

Mais de 8 mil quilos de alimentos produzidos pela agricultura familiar começaram a ser distribuídos às entidades socioassistenciais na segunda-feira (19). Os produtos foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Açailândia.

A ação visa beneficiar, neste primeiro momento, 08 entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O PAA Municipal é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Açailândia por meio da SEAGRI, em parceria com o Ministério da Cidadania e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

Entre os itens produzidos estão frutas, legumes, hortaliças, raízes e alguns complementos que serão destinados às instituições. Os alimentos adquiridos pelo PAA vão beneficiar o Recanto dos Idosos, o Clube de Mães Católicas de Açailândia, CRAI – Cento de Referência de Atenção ao Idoso, Projeto Filhos da Luz e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Vila Ildemar. A entrega é feita pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura.

No depoimento do produtor rural Abimael Lima, do assentamento Terra Nova, ele esclarece os benefícios do PAA, "O Programa de Aquisição de Alimentos tem um enorme valor, pois proporciona ao pequeno produtor uma estabilidade sobre os preços dos produtos por nós produzidos. Assim faz com que, nós produtores, possamos manter o sustento de nossas famílias de forma digna e sustentável", finalizou.

Antônio Filho, secretário municipal de agricultura, considera o PAA um programa de suma importância para fortalecer a agricultura familiar incentivando os pequenos produtores ao mesmo tempo em que garante alimentos de qualidade na mesa das famílias beneficiadas cadastradas nas 27 entidades que recebem e fazem a distribuição dos alimentos.

O prefeito Aluísio Sousa afirmou que é imprescindível a retomada do PAA e reforça a relevância da ação para atender quem de fato necessita, os agricultores e instituições municipais. "A ação é muito importante para os agricultores do nosso município e por isso pretendemos ampliar o programa e estender as melhorias. Afim de que os beneficiados recebam uma alimentação saudável, mais rica nutricionalmente e mais adequada às suas necessidades.", enfatizou.








Fonte: ASCOM - Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia

Comunicar erro

Comentários