Em Açailândia alunos retornarão às aulas na forma híbrida (Semipresencial)

A data marcada para o retorno é nesta próxima segunda-feira, dia 03 de maio e obedecerá a regras rígidas de segurança e medidas sanitárias.

Por Jota Silva em 30/04/2021 às 14:04:45

A Secretaria Municipal de Educação obedecendo ao planejamento de retorno as aulas para a próxima segunda-feira, dia 03, enviou a todos os gestores da rede pública de ensino uma série de recomendações e medidas como a rotina e limpeza da escola e verificação do estado de saúde dos alunos, monitorando-os diariamente de forma a garantir a segurança do alunado, bem como de todos os profissionais envolvidos na educação de Açailândia.

O sistema utilizado para o retorno às aulas será em forma híbrida, onde haverá em espécie de rodízio, objetivando evitar qualquer tipo de aglomeração. As salas de aulas serão ocupadas pelo menor número possível de alunos, ou seja, em uma semana uma turma de alunos assistirá suas aulas de forma presencial em três dias da semana e na semana seguinte duas vezes na semana e os dias em que os alunos estiverem fora da sala de aula, estes desenvolverão atividades remotas em casa.

Nesse primeiro momento a educação Infantil não retornará as aulas e as crianças permanecerão estudando de forma remota.

A secretária Karla Nascimento fez questão de destacar a importância de verificar os grupos planejados e organizar todo o processo, contactando os pais e alunos para garantir que todos retornem no tempo indicado para cada um.

A modalidade EJA- Educação de Jovens e Adultos funcionará de forma presencial devido ao quantitativo de alunos assegurar o distanciamento nas salas de aula.

Protocolo de retorno às aulas

No retorno das atividades, é necessário garantir a eficiência no distanciamento social;

Nos casos de estudantes da Educação Especial, com doenças crônicas (doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, câncer, doenças respiratórias, crônicas e cerebrovasculares) comprovadas, não devem retornar às atividades presenciais sem autorização médica; (grifo nosso);

Em cumprimento às medidas de prevenção e combate à Covid-19, o distanciamento social deverá ser cumprido em todos os ambientes da escola. Nesse sentido, compete à Gestão Escolar realizar a demarcação de espaços, sinalização para organização de filas e organização do rodízio de estudantes;

A escola deverá proceder na organização das salas, obedecendo o distanciamento ideal, no qual as carteiras devem ocupar uma área de 1m²;

Para tanto, deve ser evitado o transporte de estudantes que apresentarem o menor indício de quadro infeccioso, seja febre, manifestações de insuficiência respiratória, diarreia, entre outras;

Os alunos que tiveram sua temperatura aferida ao entrarem no ônibus não haverá necessidade de nova aferição;

Para evitar aglomerações e garantir a limpeza da escola, o horário de saída foi alterado. Recomenda-se que o lanche seja servido na sala de aula, e o horário destinado à recreação seja descontado no início do horário, isto é, as aulas terão início e término conforme disposto: matutino, das 07:30 horas às 10:50 horas e no vespertino das 13:30 horas às 16:50 horas. A EJA inicia as 19 horas e finaliza as 21:20 horas, o lanche deverá ser servido no início das aulas.

Os profissionais da área de risco que apresentam comprovação e gestantes devem trabalhar remotamente;

Estudantes com graves comorbidades deverão participar exclusivamente das atividades remotas;

A Secretaria de Educação enviou ainda às escolas o protocolo, a cartilha e o documento emitido pelo RH que trata dos profissionais da área de risco.



Fonte: Blog do Wilton Lima

Comunicar erro

Comentários