Foguete da SpaceX pousa com sucesso pela 1ª vez nos EUA após teste

Nave Starship explodiu nos quatro testes anteriores. SpaceX lança e pousa com sucesso novo protótipo da Starship SN15Pousou com sucesso no Texas (Estados Unidos), nesta

Por Jota Silva em 06/05/2021 às 08:38:40
Nave Starship explodiu nos quatro testes anteriores. SpaceX lança e pousa com sucesso novo protótipo da Starship SN15

Pousou com sucesso no Texas (Estados Unidos), nesta quarta-feira (5), a Starship SN15, protótipo da nave que a SpaceX, do magnata Elon Musk, pretende usar para levar pessoas em missões à Lua e a Marte. Veja no VÍDEO abaixo.

É a primeira vez que um teste com a Starship não terminou com a explosão do foguete. Nas outras quatro vezes, o equipamento se acidentou antes, durante ou imediatamente depois do pouso.

Starship SN15, da SpaceX, pouco depois de pousar em Boca Chica, Texas (EUA), nesta quarta-feira (5)

SpaceX via AP

Protótipo da nave da SpaceX Starship SN15 decola de Boca Chica, Texas, nos EUA, nesta quarta-feira (5)

Gene Blevins/Reuters

A nave, de 50 metros de altura, decolou nesta tarde e voou durante seis minutos por cerca de 10 km — apenas o necessário para o teste — até iniciar uma decida na horizontal. Depois, o foguete se virou novamente para a vertical quando estava próximo de tocar o solo.

Houve um pequeno incêndio na base do aparelho, mas o fogo foi rapidamente extinto. Segundo a equipe que cuidou do lançamento, não houve anormalidades.

Nasa contrata SpaceX para missões à Lua

Foto de janeiro de 2019 mostra protótipo da Starship, da SpaceX

Miguel Roberts/The Brownsville Herald via AP, arquivo

A Nasa selecionou a SpaceX para levar os primeiros astronautas americanos à Lua desde 1972, anunciou no mês passado a agência espacial dos Estados Unidos, o que representa uma grande vitória para a empresa de Elon Musk.

O contrato de US$ 2,9 bilhões inclui o protótipo da nave espacial Starship, que está sendo testado nas instalações da SpaceX no sul do Texas.

No ano passado, a SpaceX se tornou a primeira empresa privada a enviar com sucesso uma tripulação à Estação Espacial Internacional, restabelecendo a capacidade norte-americana de realizar o feito pela primeira vez desde o fim do programa de ônibus espaciais.

Para a proposta de pouso na Lua, a SpaceX apresentou a nave espacial reutilizável Starship, projetada para transportar grandes tripulações e cargas para viagens espaciais ao espaço profundo, e fazer um pouso vertical tanto na Terra quanto em outros corpos celestes.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários