Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Imperatriz

Consultas e exames especializados retomam de forma gradativa dia 27 de julho

Em reunião, Secretaria de Saúde opta em priorizar atendimentosEm reunião, Secretaria de Saúde opta em priorizar atendimentosEm reunião, Secretaria de Saúde opta em priorizar atendimentos que já estão agendados em sistema que já estão agendados em sistema que já estão agendados em sistema


Atendimentos seguirão normas da OMS e do Ministério da Saúde, com objetivo de evitar propagação do vírus. (Foto: Assessoria

Em conformidade com o Decreto nº 77, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do Departamento Municipal de Auditoria do Sistema Único de Saúde, SUS, retorna, de forma reduzida, com os atendimentos de consultas e exames eletivos e especializados, a partir do dia 27 de julho.

Inicialmente serão priorizados pacientes, inseridos no banco de dados do sistema, em lista de espera, por meio do Cartão SUS. O atendimento geral ao público, retornará a partir de 3 de agosto. A Programação Pactuada e Integrada (PPI) que atinge os 15 municípios da regional que compõe Imperatriz se dará também, de forma reduzida, a partir de 15 de agosto.
A secretária de Saúde, Mariana Jales, explica que "exames e consultas especializadas foram interrompidas, por conta do Plano de Contingenciamento do Novo Coronavírus, ficando ativo os atendimentos de urgência e emergência.

A liberação de consultas e exames especializados leva em consideração o quadro atual de Covid-19, que houve uma redução na procura por atendimento. É importante frisarmos que todos os pacientes serão atendidos, mas de forma gradativa, para evitar a propagação da Covid-19", enfatiza.


O superintende da auditoria do SUS no município, Luiz Cézar, descreve que "a retomada gradativa segue orientações da Organização Mundial de Saúde, OMS, e do Ministério da Saúde, para impedir a propagação do novo coronavírus. Devemos evitar essa contaminação, com medidas de prevenção do uso de máscara, lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel durante o atendimento nas unidades de saúde".
De acordo com a coordenadora da Atenção Primaria à Saúde, Sormanne Branco, "as Unidades Básicas de Saúde, UBS'S, Milton Lopes e Cafeteira não farão regulação, por estarem com atendimento exclusivos para pacientes com Covid-19, as demais 16 unidades reguladoras continuam com atendimento normal ao público", explica.

OProgressoNet

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!