UAB AÇAILÂNDIA REALIZA EVENTO ON-LINE - A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PARADOXO SOCIAL ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM

Por Jota Silva em 19/05/2021 às 17:20:51

A pandemia da COVID – 19 impactou fortemente a sociedade. Vivemos dias de incertezas, experimentamos sentimentos de angústia e nos solidarizamos com as famílias das vítimas, medo e tensão fizeram parte da quarentena imposta pela doença. Neste momento de reflexões, a educação teve que adaptar-se, reinventar-se no seu processo de escolarização.

Os grandes desafios impostos pela pandemia aos professores e aos estudantes, no caso da educação bĂĄsica, esta que foi mais fortemente afetada, pois como manter o vínculo com os alunos sem estar no mesmo espaço físico? Como garantir ensino e aprendizagem usando as tecnologias digitais de informação e comunicação em um país com graves desigualdades sociais? O acesso aos meios de comunicação, a internet, a conexão são parte dessa realidade excludente.

Segundo dados da PNAD (IBGE, 2018), 20,9% dos domicílios brasileiros não tĂȘm acesso à internet, são cerca de 15 milhões de famílias. Em 79,1% das residĂȘncias que tĂȘm acesso à rede, o celular é o equipamento mais utilizado e encontrado em 99,2% dos domicílios, mas muitas famílias compartilham um único equipamento.

Importante considerar que a estrutura física das residĂȘncias brasileiras também se configura em espaços de desigualdade de oportunidades, as residĂȘncias da maioria dos alunos das escolas públicas brasileiras possuem poucos cômodos onde convivem vĂĄrias pessoas, tornando-se difícil a dedicação dos alunos às atividades escolares.

Do mesmo modo podemos observar o uso das TICs pelos professores ainda é tímida, utilizada na maioria dos casos como apoio ao ensino presencial, encontrando agora, muitas dificuldades para migrar para o ensino totalmente mediado pelas tecnologias. O celular grande vilão até o inicio da pandemia passa a ser o único meio de conectividade entre o professor e o estudante.

Enfim, a pandemia pegou literalmente todo o mundo de surpresa, tornando evidente em nosso país o abismo existente entre o acesso, uso das tecnologias de informação, comunicação e conectividade entre os brasileiros e no que se diz respeito à educação, cada seguimento possui a sua singularidade e os desafios são enfrentados de diferentes formas.

Pensando nisso, este evento tem o intuito de refletir e discutir com diferentes instâncias educacionais acerca dos processos de ensino e aprendizagem por meios virtuais e as dificuldades e desafios enfrentados pela educação e pelos educadores e educadoras no que diz respeito às mudanças ocorridas em suas ĂĄreas de formação/atuação devido a Pandemia e as implicações futuras na educação e na formação de professores.

Na oportunidade além das palestras e mesas redondas, haverĂĄ a apresentação de artigos produzidos pelos acadĂȘmicos de Pedagogia da UEMANET no decorrer do curso com certificação 20 horas.

Veja a programação ao Vivo que acontecerĂĄ nos dias 18, 19 e 20/05/2021.

Dia 18/05/2021 - 19H15 - DrÂȘ. Ilka MĂĄrcia - A Educação em tempos de pandemia;

- Dia 19/05 - 14H15 - Prof. Jhonatan Almada - A educação tecnológica em tempos de pandemia;

- Dia 19/05 - 14H20 - Prof. Domitilia Lopes e Prof. Francisca Selma - O estĂĄgio e formação de professores no contexto pandĂȘmico;

- Dia 19/05 - 19H15 - Prof. Fabiana Mendes - Saúde emocional em meio a pandemia;

- Dia 19/05/ - 20H15 - Prof. Maria Gersonilda - Saúde emocional em meio a pandemia: ações de assistĂȘncia social;

- Dia 20/05 - 14H15 - Prof. Leonardo - Prof. Brena - Políticas públicas maranhenses em tempos de pandemia;

- Dia 20/05 - 15H20 - Prof. Ivanilde - Prof. Almervanda - Prof. Claudianny - A educação especial em tempos de pandemia: perspectivas e realidade;

- Dia 20/05 - 19H15 - Prof. Maria Abmalena - Elaborando seu TCC... Nada de ficar sem dormir, vamos discutir sobre isso;

UAB - UEMANET - PREFEITURA MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA - MA






Fonte: ASCOM - Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia

Comunicar erro

ComentĂĄrios