O prefeito Fernando Teixeira e os moradores do Povoado Ciriaco deram as boas-vindas ao presidente.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães esteve visitando no último sábado, dia 22 de maio, a Reserva Extrativista de Ciriaco, segundo a Equipe do ICMBio, que planejou a vinda do presidente o objetivo da visita foi para anunciar investimentos em torno da linha de beneficiamento de coco babaçu. A reunião com os moradores e quebradeiras de coco aconteceu na sede do povoado que nomeia a Reserva.
Na Reserva Extrativista de Ciriaco há um projeto de exploração de babaçu e a produção de óleo com comercialização no mercado interior e exterior para as indústrias de cosméticos e farmacêuticas. É a Associação dos Trabalhadores Agro-extrativistas da Reserva Extrativista de Ciriaco (ATARECO) que está à frente da organização da produção pela população tradicional.
SOBRE O BABAÇU - O babaçu é uma planta altamente resistente. Seu fruto, de forma oval, alongada e de cor castanha floresce numa palmeira. A extração é manual. As mulheres são as figuras representativas da atividade extrativista – conhecidas como as "quebradeiras de coco".
Do fruto apenas 6 a 8% são sementes. Destas sementes são extraídos de 65 a 68% de um óleo de cor branca a levemente amarelada. Esta cor depende da temperatura, pois se caracteriza como uma gordura à temperatura ambiente e rico em ácido láurico. O óleo é muito utilizado para fins alimentícios e na fabricação de margarinas. Ele é usado na indústria cosmética e alimentícia, na fabricação de sabões, detergentes e lubrificantes, entre outras.
Um novo tempo já chegou!
Visite www.cidelandia.ma.gov.br e conheça outras obras e ações! É só clicar no link em azul
Fonte: ASCOM/PMC