Governador do Rio promete investir dinheiro da Cedae em infraestrutura

Evento Rio Canteiro de Obras apresentou o Novo Centro de Referência em Construção Civil Firjan SENAI SESI - Vinicius Magalhães/Direitos reservadosCapitalO prefeito...

Por Jota Silva em 25/05/2021 às 08:01:01

Evento Rio Canteiro de Obras apresentou o Novo Centro de Referência em Construção Civil Firjan SENAI SESI - Vinicius Magalhães/Direitos reservados

Capital

O prefeito carioca, Eduardo Paes, assegurou também que os momentos difíceis que o estado e a capital fluminense atravessaram estão ficando para trás e o Rio de Janeiro “consolida sua hora da virada”, o que ajuda diferentes atores econômicos na tomada de decisão de investir no Brasil. Ele referiu-se à mudança institucional em relação aos investimentos privados na cidade. Desde o início de sua administração, Paes decidiu criar um ambiente institucional menos burocrático, que permitisse aos investidores ter um ambiente mais aberto, qualificado, “e que se estendesse o tapete vermelho para aqueles que desejem empreender na cidade do Rio”.

Com esse propósito, foi criada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, cuja tarefa é diminuir a burocracia. Segundo Paes, isso será feito nas áreas urbanística, ambiental, de trânsito, de drenagem e de concessão. Os alvarás estarão sob a responsabilidade desta pasta, usando um só balcão e fazendo com que os processos tramitem com mais celeridade, a partir da premissa da autodeclaração, que permitirá que os processos possam correr de maneira mais ágil e mais rápida.

Canteiro de obras

Paes disse no evento que pretende que o Rio de Janeiro volte a ser um canteiro de obras e orgulhe o Brasil com a sua indústria da construção civil qualificada e que “vai se qualificar ainda mais” com o novo Centro de Referência em Construção Civil da Firjan. A busca pelo equilíbrio fiscal permitirá que a prefeitura carioca retome sua capacidade de investimento, algo que já começa a ocorrer. Paes acredita que, a partir principalmente de 2022, a cidade do Rio retomará sua capacidade de investimento, cujo valor “quase foi zerado” com gastos em folha e custeio, nos últimos anos.

Paes mencionou também a concessão da Cedae, que injetará recursos na capital e no estado do Rio de Janeiro. O prefeito afirmou que o Rio tem grande experiência e disposição e vai se somar, em breve, às parcerias público-privadas (PPPs) e concessões do governo estadual, respeitando o pacto pela sustentabilidade, pela proteção do meio ambiente. que é um importante ativo econômico, e trabalhando com a construção civil.

O prefeito disse que está agilizando mudanças na legislação urbanística de modo a construir um cenário em que o setor imobiliário possa desenvolver suas atividades e citou, nesse caso, em especial, o projeto de revitalização do centro da cidade e da região portuária do Rio.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Comentários