Saiba quando o WhatsApp apaga contas inativas e como saber se um número está cadastrado no aplicativo

Tira-dúvidas responde perguntas de leitora que teve a conta de WhatsApp roubada. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação...

Por Jota Silva em 15/06/2021 às 10:10:55
Tira-dúvidas responde perguntas de leitora que teve a conta de WhatsApp roubada. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), envie um e-mail para [email protected]. A coluna responde perguntas deixadas por leitores às terças e quintas-feiras.

Dependendo do aparelho em que uma conta foi reativada, WhatsApp pode apagar perfil em 45 ou 120 dias

Altieres Rohr/G1

Eu vi no site do G1 que a conta do WhatsApp é excluída automaticamente após 30 dias de inatividade. É verídica essa informação?

E se eu fui clonada, hackeada e consequentemente troquei o número por não conseguir acessar minha conta no WhatsApp, tem como eu saber se há alguém usando a minha conta antiga?

Eu realmente fui clonada, não consegui recuperar meu WhatsApp e acabei trocando de número. Não pude efetuar a exclusão da conta, nem troca de número pelo aplicativo. Tem como saber se estão utilizando a conta ainda? – Kedylla

O prazo de 30 dias para apagar uma conta do WhatsApp já foi verídico, Kedylla, mas esses prazos foram modificados. O WhatsApp hoje trabalha com três prazos diferentes:

30 dias para mensagens não entregues. Se uma mensagem não puder ser entregue dentro de 30 dias, ela é apagada e terá de ser enviada novamente. Dessa forma, mensagens antigas não serão transmitidas a pessoas que acabaram de ativar uma conta de WhatsApp em um número que já estava em uso.

45 dias para contas ativadas em celulares diferentes. Se uma conta permaneceu inativa por 45 dias e é reativada em um aparelho diferente do anterior, o WhatsApp entende que o número do telefone foi "reciclado", ou seja, atribuído a um novo dono. Os dados da conta (foto, grupos e recado) são removidos.

120 dias para demais casos. Caso a conta permaneça inativa por 120 dias, os dados são removidos e não poderão ser recuperados, mesmo que a reativação ocorra no mesmo aparelho de telefone.

Cada um desses prazos pode ser modificado a qualquer momento pelo WhatsApp.

Veja onde está cada uma dessas informações:

O prazo de 30 dias para mensagens não entregues está na política de privacidade do WhatsApp;

O prazo de 45 dias para a reativação em um novo aparelho consta em um artigo sobre números já cadastrados no WhatsApp. O WhatsApp não deixa claro nesta página se os grupos também são removidos, mas a empresa confirmou em comunicado ao blog que todas as informações da conta são removidas;

A remoção após 120 dias é a única que consta em um artigo sobre a remoção de contas inativas.

O blog também perguntou ao WhatsApp como funcionam as ativações em aparelhos que foram redefinidos para o padrão de fábrica. Segundo a empresa, esses aparelhos são considerados novos.

Dessa forma, ainda que a ativação seja no "mesmo" aparelho, ele será considerado um aparelho diferente depois da redefinição. Se o WhatsApp for reativado após 45 dias de inatividade, os dados antigos serão removidos.

Para evitar surpresas com o WhatsApp, sempre use as opções 'Mudar número' e Apagar minha conta' ao trocar de número ou abandonar uma linha, respectivamente

Reprodução

Como saber se uma conta de WhatsApp ainda existe?

A segunda questão na pergunta, sobre como saber se há alguém ainda utilizando o seu número antigo, acaba envolvendo mais um daqueles detalhes "curiosos" do WhatsApp.

Infelizmente, o WhatsApp não informa quando um número não está cadastrado no serviço.

O que existe – e que tem quase o mesmo efeito – é aquilo que você já talvez já saiba: basta adicionar um contato na sua agenda e depois pesquisar dentro do WhatsApp para ver se esse contato aparece.

Se o contato não aparecer no WhatsApp e não for possível enviar mensagens, é porque aquele número não possui uma conta de WhatsApp ativa.

Se a mensagem puder ser enviada mas nunca for entregue (o segundo "tique" não aparecer do lado da mensagem), pode ser que a conta exista e não esteja ativada ou conectada em nenhum aparelho.

Se você tiver o WhatsApp Web em seu navegador no computador, você também pode fazer a checagem acessando o link: https://api.whatsapp.com/send?phone=X

Troque o final "X" pelo número de telefone que você quer verificar. Lembre-se de acrescentar o código de país (no caso do Brasil, é 55). Se for um número de São Paulo, por exemplo, você deve digitar 5511 (55 para o código de país do Brasil e 11 do DDD de São Paulo) seguido do número de telefone que você quer verificar.

Se você receber um erro do WhatsApp Web, é porque o número não está ativo.

Se a janela do WhatsApp Web abrir normalmente para que você envie uma mensagem, o número ainda tem uma conta "ativa", mas você só poderá saber se ela está conectada após enviar uma mensagem e conferir se aparecem os dois "tiques".

Se aparecerem os "tiques", ela está conectada. Se aparecer um único tique, a conta pode estar dentro do prazo permitido de 120 dias de inatividade.

Vale destacar que esse não é um método "oficial" do WhatsApp. Como já explicado, o serviço simplesmente não tem um mecanismo que diga se um número está ativo ou não. Por isso, o WhatsApp pode modificar o seu funcionamento para impedir que esse "truque" funcione.

Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger

Número não deve ser abandonado

Antes de finalizar, vale um alerta: não é correto abandonar o número de telefone após o roubo da conta do WhatsApp. Em vez disso, você deve tentar reativar o WhatsApp imediatamente.

Tire dúvidas sobre o WhatsApp: roubo da conta, golpe do pagamento antecipado e rastreamento de mensagens

E-mail de recuperação do WhatsApp: saiba como evitar golpe que rouba conta mesmo com a verificação em duas etapas

A tentativa de reativação faz que o acesso do invasor seja derrubado. A partir desse momento, começa a valer o prazo de sete dias para que o WhatsApp desligue a verificação em duas etapas e permita que você reative o WhatsApp normalmente em seu smartphone.

Abandonar o número de telefone e deixar a conta na mão dos criminosos apenas permite que eles continuem tentando aplicar golpes em seus grupos e amigos.

A denúncia da conta também não é um método eficiente para lidar com o roubo da conta. Embora a denúncia possa funcionar, ela talvez não tenha resultado imediato. A atitude correta é tentar reativar o WhatsApp.

Dúvidas sobre segurança digital? Envie um e-mail para [email protected]

Veja dicas para manter seguro on-line

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários