A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência de Assistência Social em parceria com o Conselho Tutelar, COMUCAA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Polícia Militar, encerrou na manhã de segunda-feira,14/06, Capacitação BUSCA ATIVA ESCOLAR que teve como participantes os Agentes Comunitários de Endemias.
A ação, objetiva junto aos Agentes de Endemias, somar esforços com secretarias de governo, entidades e a sociedade para colaborarem na identificação de crianças e adolescentes fora da escola, assim como a tomada de decisões que incluem: matrículas e medidas para garantir a permanência na escola, além de pesquisar a situação. Durante a capacitação, foi apresentado aos Agentes Comunitários de Endemias um vídeo presentando o plano de ação do programa Busca Ativa Escola, objetivo, rede de parcerias, além de palestras ministradas aos participantes.
O Tenente Alex da Polícia Militar de Açailândia e parceiro do projeto ressalta a importância da capacitação. A proposta é justamente isso, formar uma rede para que todos dentro de sua esfera possa dar a sua parcela de contribuição no Busca Ativa, trazendo de volta essas crianças para escola. A Polícia Militar também tem a sua ação social porque sabemos que uma criança fora da escola hoje, poderá se tornar no futuro uma ameaça para a sociedade. O que queremos é que tenha um futuro brilhante", destaca Tenente Alex.
"Hoje estamos encerrando a formação o Busca Ativa Escolar com os Agentes de Endemias. Eles fazem parte de um público muito importante e de extrema necessidade noprocesso do Busca Ativa que só vai agregar e somar o nosso trabalho em busca destes alunos que estão fora da sala de aula. Por isso buscamos parceiros como os Agentes de Endemias. Para nós é muito importante fazer esta parceria", finalizou Djara Vasconcelos, coordenadora do Busca Ativa Escolar.
ASCOM - Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia