Praticamente todos os projetos da Secretaria de Agricultura e Pesca de Açailândia visam à melhoria das condições de trabalho dos agricultores e qualidade de vida do homem do campo. Isso se aplica à nova tentativa do secretário Antônio Filho, que está alinhavando parceria com a UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, buscou parceria com a UEMASUL para cooperação técnica e laboratorial na análise de solo agrícola dos pequenos agricultores do município, com a finalidade de criar novos arranjos produtivos, proporcionar apoio técnico aos produtores rurais, no sentido de fomento à produtividade e para ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda.
"Sabemos que o pequeno agricultor rural não tem como bancar o custo de uma análise de solo. Por isso buscamos parcerias como esta, onde podemos conseguimos fomentar a agricultura familiar em Açailândia. O projeto é voltado para pequenos agricultores que poderiam baratear sua produção, mas acabam gastando muito mais por reproduzir práticas erradas", afirmou o secretário Antônio Filho.
A colaboração da equipe técnica da UEMASUL trará novo alento aos produtores. Essa demanda é uma das maiores dificuldades que agricultor tem, pois dificulta sua ação na lida com a terra, pois não saber a nutrição do solo, como e em que nível fazer uso de produtos para tratar o solo, resulta em baixa produtividade, aumento o desperdício e encarece a produção. O Professor Expedito Barroso confirmou que vai promover termo cooperação com Secretaria de Agricultura e Pesca para viabilizar essa parceria.
Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você
Fonte: ASCOM - Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia