Em tempos de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, as aulas escolares foram suspensas, depois voltaram no sistema híbrido. Agora a previsão de retorno das aulas presenciais. A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nos dias 19 e 20 de julho, na sede da SEMAS, uma reunião com coordenadores dos CRAS e SCFV para falar sobre a volta às aulas.
Participaram do encontro Gele Maria, representando a Secretaria de Assistência Social, e as Coordenadoras dos SCFV: Gildalva Oliveira - SCFV da Vila Ildemar; Maria do Amparo Silva Lopes - SCFV de Capelloza; Patrícia Salgado - CRAI; Loislene Silva - SCFV do Piquiá; e Adriana – SCFV do Plano da Serra. E também as coordenadoras dos CRAS: Joselma Alves –CRAS Piquiá; Mauritânia Souza, CRAS Centro; Juliana Marques, CRAS Vila Ildemar; Michelly Barroso, psicóloga - Equipe Volante; Laiana Castro, presidente do Conselho de Assistência Social; Silvia Rosana –Gestora do SUAS; e Verônice –Coordenadora da Casa Abrigo.
O trabalho intersetorial, a articulação e a complementação das ações entre o SCFV e o ambiente escolar podem promover o atendimento integral dos usuários, resguardando as competências específicas de cada área. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com as secretarias da Assistência, da Educação e da Saúde, com apoio do Programa Suzano de Educação.
No cenário atual, com o avanço da vacinação e a queda nos índices da pandemia, a volta às aulas presenciais traz preocupação e cuidados, com o objetivo de sensibilizar os pais sobre o retorno às aulas presenciais e a importância das medidas preventivas, como o uso de máscaras de proteção, álcool em gel e medição de temperatura, continuam obrigatórias e necessárias.
As regras continuam valendo tanto para instituições públicas quanto privadas, da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, técnico e superior, conforme a necessidade do nosso município, as crianças, adolescentes e jovens que participam do turno integral nas escolas são, em muitas localidades, os mesmos usuários que demandam a participação no SCFV.
O SCFV tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de riscos e vulnerabilidades, procurando assim o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, por meio de atividades que estimulem o convívio social e a cidadania
Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você
ASCOM - Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia