Mariana Carvalho (Coordenadora Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA), concedeu na tarde desta quarta-feira, 21 de julho/2021 entrevista para o radialista Orlando Meneses (Rádio Clube FM 98,1), E na oportunidade deu a boa notícia de que o município de Açailândia foi contemplado pela ADA - Ação de Distribuição de Alimentos do Ministério da Cidadania e receberá cestas básicas para atender 4 mil famílias que estão cadastradas no CAD único e se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza do município.
Mariana Carvalho e o presidente da Câmara Municipal de Açailândia, Vereador Feliberg Melo estiveram acompanhando pessoalmente todo processo de entrega dos alimentos na sede do município, reforçando que a distribuição dos Alimentos do Ministério da Cidadania foi graças ao empenho do deputado federal Aluísio Mendes em parceria com o município de Açailândia, conseguiram mais esse importante benefício que vai contemplar as famílias Açailandenses que estão em situação de vulnerabilidade alimentar.
Regulamentado pela Portaria nº 618 de 22 de março, a ação integra a estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva e tem como objetivo a distribuição gratuita de alimentos de forma complementar a outras estratégias de fomento e acesso à alimentação para públicos em situação de insegurança alimentar.
O QUE É BANCO DE ALIMENTOS ?
Os Estados e Municípios podem solicitar apoio financeiro ao Ministério da Cidadania, ao diagnosticarem a necessidade de implantação de Bancos de Alimento. Os Bancos são estruturas físicas e/ou logísticas que ofertam o serviço de captação e/ou recepção e distribuição gratuita de gêneros alimentícios oriundos de doações de setores privados e/ou públicos e os destinam à instituições que atendem público em situação de vulnerabilidade social.
O CADASTRO ÚNICO
O programa da Secretaria Nacional do Cadastro Único - SECAD é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.