Independente da idade, é sempre necessĂĄrio saber se a sua saúde estĂĄ bem. Porém, é preciso de esforço para se manter saudĂĄvel, e os exames preventivos fazem parte disso.
Os exames de rotina servem para avaliar o estado geral de saúde e também possibilitam que diversos tipos de doenças sejam detectadas precocemente, o que aumenta as chances de sucesso nos tratamentos.
Por isso, o Imparcial separou 5 exames que médicos que devem ser feitos todos os anos. Confira:
A diabetes é uma doença que não apresenta sintomas em seu estagio inicial, dessa forma é recomendado o exame, pelo menos 2 vezes no ano. Os principais sintomas são: sede extrema, sensação de cansaço o tempo todo, fome mesmo depois de comer, urinar muitas vezes e feridas ou cortes que não cicatrizam.
A pressão arterial maior que 135/80 mm Hg também pode ser um sintoma de diabetes. Os exames podem incluir ainda um teste sanguíneo de hemoglobina A1C, de glicemia de jejum ou um oral de tolerância à glicose (TTG).
O exame de pressão arterial, é realizado no consultório médico com um aparelho chamado esfigmomanômetro, o exame da pressão arterial detecta alterações na pressão sanguínea e hipertensão, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
É fundamental incluir os exames cardíacos no check-up. Pacientes que sofrem de diabetes, hipertensão ou histórico de infarto familiar devem dar maior atenção a esse tipo de exame.
Os exames de eletrocardiograma, ecocardiograma e aferir a pressão são necessĂĄrio para detectar alguma alteração ou deformidade do órgão.
O ideal é fazer os exames preventivos anualmente, para ambos os sexos. No caso das mulheres, os exames pélvicos e da mama não podem ficar de fora da lista. Eles identificam alguma anormalidade nos seios, no colo do útero, no ovĂĄrio e nas trompas. Exames como Papanicolau, da Colposcopia e da mamografia também não podem ser esquecidos.
Os homens com mais de 45 anos precisam fazer exames específicos para evitar uma série de doenças. O de próstata é um deles, apesar de algumas pessoas ainda terem certo preconceito com ele. Lembre-se: saúde em primeiro lugar!