Josimar de Maranhãozinho segundo pesquisa, já está em mais de 180 municípios maranhenses

A vontade de ser governador do estado que lhe deu projeção política

Por Maranhão Hoje - Posicionamento textual - Ricardo Becker em 06/08/2020 às 10:59:10
Foto: Divulgação/e-Social

Foto: Divulgação/e-Social

Em entrevista à um veículo de comunicação de massa do estado do Maranhão, deputado afirmou que vai marcar presença nas eleições/2020 em mais de 180 municípios do estado.

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PR) costuma dizer que não gosta de repetir mandato (Apesar de ter sido reeleito prefeito de Maranhãozinho, em 2008). Eleito deputado estadual em 2014, ele, na eleição seguinte, pulou para Brasília, com uma eleição fácil para a Câmara dos Deputados (com a maior votação da história do Maranhão) e ainda colocou a mulher, Maria Deusdeth, a Detinha, em seu lugar na Assembleia Legislativa.

Se não gosta de repetir mandato, Josimar só teria quatro opções para 2022: Presidente da República, Governador do Estado, Vice-Governador ou Senador da República.

Convenhamos que para suceder Jair Bolsonaro talvez ainda esteja muito distante, mas o que dizer da sucessão de Flávio Dino? Essa é a pergunta para que ele próprio deve estar procurando a resposta. Seja como for, ele está se preparando e uma das estratégia que vem preparando é o lançamento de 118 pré-candidatos a prefeito, inclusive de São Luís, onde a mulher, Detinha, foi lançada para suceder Edivaldo Holanda Júnior.

Caso queira ser o futuro governador, Josimar vai ter de trombar com nomes de peso, como o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos), o senador Weverton Rocha (PDT) e outros que ainda não se assanharam. Se a opção for para senador, é bem provável que tenha de trombar com o atual ocupante da cadeira a ser disputada, Roberto Rocha (PSDB), e o governador Flávio Dino (PCdoB), que, embora tenha um sonho maior, ser presidente da República, sabe que ainda terá de queimar muita lenha para se viabilizar, sabe que o mais seguro é tentar tirar Rocha e entrar em seu lugar.

Como se observa, restaria a ele, como opção mais fácil, disputar a vice-governadoria, pois pelo cacife eleitoral que domina, sabe que seria um companheiro de chapa ideal parta qualquer candidato.

Um Deputado com portas abertas nos ministérios, Josimar é o nome da vez em Brasilia

Reprodução

Foi ele quem arregimentou e promoveu a escolha, do Deputado Marreca Filho (Patriotas) para coordenar a bancada maranhense no Congresso Nacional pelos próximos 12 meses, diga-se de passagem, uma articulação a oito mãos, que deu cara definitiva ao grupo que joga de acordo com os movimentos do Palácio do Planalto. Por trás do jovem parlamentar, que sozinho não conseguiria viabilizar sua candidatura ao posto, estiveram os Deputados Josimar de Maranhãozinho (PL), Aluízio Mendes (PSC) e Eduardo Braide (Podemos) e o senador Roberto Rocha (PSDB), sendo o primeiro o mais articulado de todos, atuando em Brasília com as portas ministeriais e do Planalto sempre abertas, bem como em São Luís, onde tem trânsito fácil no Palácio dos Leões, apesar do elevado grau de desconfiança com que é visto pelos auxiliares e aliados mais próximos do governador Flávio Dino (PCdoB), e o último mais entusiasmado partidário do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A rigor, o posto de coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional não tem a importância que se costuma dar a ele. O titular – que tem mandato de um ano -, pode funcionar como porta-voz da bancada como um todo ou de parte dela junto ao Palácio do Planalto e dos ministérios, podendo articular audiência e encaminhar pleitos coletivos ou individuais. Mas não poder de decisão nem pode tomar iniciativas que não contemplem a bancada como um todo. Sua eficácia depende muito da desenvoltura e da experiência do ocupante e, mais do que isso, do presidente ou do ministro demandado. Sarney Filho coordenou a bancada federal durante duas décadas, e isso em nada mudou a relação da bancada com o Governo Central. Mais recentemente foi assim com o então deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB), Rubens Júnior (PCdoB) e Juscelino Filho (DEM). o que chama atenção e o cidadão do estado precisa fazer conta, são as influências que o Deputado Josimar de Maranhãozinho teve de despender em favor do Deputado Marreca Junior, alguém tem alguma dúvida de que forma o Deputado Josimar de Maranhãozinho irá usar mais esta influência para chegar ao poder maior do estado?

Um olhar diferente por Açailândia, pré candidata a prefeita Luiza da Friagro faz as honras

Foto: Da esquerda para direita: Vereador Heliomar Laurindo (PL), Pré candidata a Prefeita, Luiza Lima (PL) e o Dep Federal, Josimar de Maranhãozinho (Presidente PL - Maranhão)

O Deputado, tem sido cirúrgico em suas estratégias para as cidades do interior do estado, não esconde de ninguém que pretende ser decisivo nas eleições de 2020 em Açailândia, por isso trouxe para o port fólio do partido, nomes como o do Vereador Heliomar Laurindo, muito atuante nos meios sociais e considerado um verdadeiro observador, um farejador de boas e más ações do governo executivo da cidade, já a empresária Luiza Lima (conhecida como Luiza da Friagro), que também faz parte deste time, tem como característica política, não se envolver em assuntos que gerem desgastes para o Deputado, "a estratégia do Deputado para a cidade de Açailândia, vai de encontro com sua boa localização no mapa do país, suas potencialidades e sua importância para o estado, temos condições com o apoio do Deputado Josimar de sonhar e realizar, eu acredito que podemos transformar a cidade e a vida das pessoas".

O próprio Josimar de Maranhãozinho sabe que dificilmente conseguirá eleger quase duas centenas de prefeitos, portanto, no processo de depuração, sabe que restarão oitenta candidatos em potencial. Desses, talvez salvem-se 60 ou metade, porém seja qual for um desses números já é munição suficiente para assustar qualquer adversário.

E seu projeto na capital? Josimar sabe que Detinha pode fazer um grande barulho, mas dificilmente ameaçará chegar ao Palácio La Ravardiere, e ele sabe disso, porém entende que a capital é a maior vitrine política do estado e seu nome, já que pretende ser governador ou senador, precisa estar nela para causar efeito na próxima eleição.

Ele já disse que a candidatura de Detinha surgiu para ir até o fim da disputa, mas não descarta retirá-la, e se ela sair da disputa não fará composição com ninguém, ou seja, jamais será rebaixada a vice. "Detinha sairá da disputa somente se seu desempenho for para um resultado vexatório", diz ele, considerando vexatória uma pontuação abaixo de 5%, pois a partir desta margem já há fôlego para falar grosso no segundo turno.
Josimar diz que não vai criar atritos com aliados, mas está determinado a disputar um cargo majoritário, por isto quer se cacifar para não negociar em desvantagem.

"Quero ser governador do estado do Maranhão e transformar o estado e as vidas das pessoas para melhor!"

O parlamentar disse que tem andado pelo estado apresentando-se nesta condição.

"Na minha vida política tudo tem acontecido naturalmente. Estamos andando pelo Maranhão e colocando o nosso nome a uma pré-candidatura ao Governo do Estado em 2022. Sabemos que não é fácil, mas essa é um decisão de Deus e do povo maranhense", afirmou.

Josimar é o segundo membro do grupo Flávio Dino (PCdoB) a tratar publicamente do desejo de suceder o comunista no governo. Há pouco tempo atrás, o senador Weverton Rocha também demonstrou o mesmo interesse.

"Muita gente diz que estou em campanha para ser governador, mas isso é consequência, não quer dizer se vai ser 2022, se vai ser 2026 ou 2030, se Deus permitir e me der saúde, é lógico que um dia quero governar esse estado. Por que não?", declarou.

Abaixo o desempenho do Deputado em Brasilia:

Votações em Plenário (Legislaturas): 62

Presença em Comissões (Legislaturas): 62

Presença em Plenário (Legislaturas): 62

Fonte: Atribuna

Comunicar erro

Comentários