PROJETO DE EXTENSÃO LEVA ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÃRIA A PROPRIEDADES RURAIS DE AÇAILÂNDIA

Por Jota Silva em 19/11/2021 às 10:02:54

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, e a FAVALE – Faculdade Vale do Aço, está levando professores e estudantes do curso de Medicina Veterinária para as diversas propriedades rurais do município, objetivando aprenderem na prática a disciplina fora da sala de aula, o manejo e cuidados com os animais, bem como orientar os pequenos produtores sobre a prevenção de doenças em roda de conversa.

A ação itinerante contou com a participação do secretário de Agricultura Antônio Filho, os consultores técnicos e professores da FAVALE, Jefferson Ribeiro Bandeira e Tércya Lúcidi de Araújo Silva; o zootecnista do "SIM"- Serviço de Inspeção Municipal, Rodrigo Silva Almeida; a médica veterinária, Renata Rodrigues Sorvos; técnicos da SEAGRI: Osmar Rabelo, Jarbe Firmino , Rogério Saymon, Lucas Norte e Wesley Gomes; e o Engenheiro Agrônomo da SEAGRI, Cristiano Neto.

A atividade faz parte de um projeto de extensão universitária da FAVALE com técnicos da SEAGRI que busca atender as demandas de recursos e de corpo técnico, bem como conhecimento para os alunos, além de orientar os pequenos criadores na área de ovinocultura, bovinocultura de leite e suinocultura.

A nova experiência com a participação dos alunos e produtores rurais teve início no mês de setembro, aconteceu no Assentamento Conquista da Lagoa. Na ocasião, os profissionais da SEAGRI e professores da FAVALE palestraram sobre algumas atividades produtivas executadas nos assentamentos.

Para o Engenheiro Agrônomo da SEAGRI, Cristiano Neto, a parceria tem como principal objetivo levar as melhores informações técnicas sobre a criação no campo. "A nossa intenção é que os produtores sejam acompanhados com instruções técnicas de como produzir melhor na criação animal, saúde animal e melhor alimentação. Na ação, produtores, professores e 36 alunos do curso de Medicina Veterinária puderam ver na prática, noções técnicas da exploração de cada atividade, além de tirar dúvidas sobre criação animal, manejo, alimentação correta e controle de doenças", destacou Cristiano Neto.

Como aprendizado, no setor de bovinocultura, testemunharam e praticaram a vacinação de bezerros contra a febre aftosa e aplicaram remédio contra vermes. A ideia entre as parcerias é de fortalecer o projeto por meio de documento com objetivo de avançar muito mais na parceria entre a prefeitura e a faculdade e inclusive com outras instituições interessadas no projeto.

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você














Fonte: ASCOM - Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia

Comunicar erro

Comentários