A CÂMARA MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA ALERTA SOBRE NECESSIDADE DE MANTER OS CUIDADOS COM AS NOVAS VARIANTES DO CORONAVIRUS E O SURTO DE SÍNDROMES GRIPAIS NO MUNICÍPIO

Por Jota Silva em 14/01/2022 às 08:34:55

O Brasil enfrenta, atualmente, uma nova onda de Covid-19 agravada pela variante Ômicron, além da epidemia de gripe, causada pelo vírus Influenza A/ H3N2 vem ganhando força no país. As duas doenças tĂȘm formas de transmissão e sintomas parecidos, mas hĂĄ diferenças importantes entre elas.

Atualmente, estamos vivendo uma onda de Covid-19, e o receio da nova variante Ômicron chegar em nossa cidade, além dos dados alarmantes de gripe, causada pelo vírus Influenza A/ H3N2. As duas doenças tĂȘm sintomas e transmissão parecidos, mas hĂĄ diferenças importantes.

Confira a lista:

# Manifestação dos sintomas - Nos Casos de Influenza os sintomas costumar ser intensos nas primeiras 48 horas após a infecção. JĂĄ a Covid-19 tem sintomas mais fortes a partir do quinto ou sexto dia de infecção.

#Presença de tosse - Quando hĂĄ gripe, a tosse é geralmente seca e para infecções por coronavírus a tosse costuma ser intensa e persistente.

# Dificuldade respiratória – É um dos sinais de alerta mais preocupantes, é uma característica da Covid-19 e indica que a procura por atendimento médico deve ser feita com urgĂȘncia. Em casos de gripe, a dificuldade para respirar é mais incomum.

# Perda de paladar e olfato - Presente em pacientes de coronavírus. Pessoas com Influenza não costumam ter dificuldade intensa para sentir gostos e cheiros.

Atenção: A confirmação de uma ou outra doença só pode ser feita por meio da testagem. Por isso, busque atendimento médico para que o quadro possa ser avaliado.

Prevenção

Por terem as mesmas formas de transmissão, ambas doenças dividem também as medidas de prevenção. O uso de mĂĄscara, lavagem das mãos e ĂĄlcool gel continuam sendo as principais armas contra a contaminação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Açailândia

Comunicar erro

ComentĂĄrios