O Ministério da SaĂșde promoveu, a partir das 11 h de ontem (22), uma ação para estimular a população dos sete estados da Região Norte a se vacinar contra o novo coronavĂrus. A iniciativa é semelhante à realizada hĂĄ uma semana, no Nordeste.
Além de estimular a população do Acre, AmapĂĄ, Amazonas, ParĂĄ, Rondônia, Roraima e Tocantins a completar o ciclo de imunização, a iniciativa busca ampliar a realização de testes capazes de identificar novos casos da covid-19.
Em Manaus (AM), o evento deve contar com a presença do ministro da SaĂșde, Marcelo Queiroga. Nas demais seis capitais, o ministério serĂĄ representado por secretĂĄrios nacionais que viajarão de BrasĂlia.
Em nota, Queiroga classificou a região Norte como um "desafio" logĂstico para os esforços de ampliação da cobertura vacinal no paĂs, dada a extensão territorial e a dificuldade de acesso a algumas localidades.
"Todos nossos esforços estão voltados para ampliar a cobertura da segunda dose e da dose de reforço. Mesmo com a estrutura poderosa do SUS [Sistema Ănico de SaĂșde], a região é um desafio por ter dimensões continentais e ĂĄreas remotas", disse o ministro.
Segundo o ministério, na Região Norte hĂĄ cerca de 1,8 milhão de pessoas aptas a tomarem a dose de reforço do imunizante ainda este mĂȘs. As autoridades sanitĂĄrias recomendam que pessoas com mais de 18 anos que jĂĄ receberam vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac retornem aos postos de vacinação quatro meses após a Ășltima dose do esquema vacinal primĂĄrio.
A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deve ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (ou seja, da Pfizer), mas, na falta desta, podem ser usadas as de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).
O evento estĂĄ previsto para ocorrer nos seguintes endereços:
Belém (PA)
Boa Vista (RR)
MacapĂĄ (AP)
Manaus (AM)
Palmas (TO)
Porto Velho (RO)
Rio Branco (AC)
Fonte: AgĂȘncia Brasil