Nesta quarta-feira (12) foi anunciado o lançamento do novo sistema de transações instantâneas intitulado "PIX", marcado para o dia 16 de novembro deste ano, o PIX foi desenvolvido pelo Banco Central (BC), que anunciou a criação do projeto há seis meses. O cadastro que permitirá a utilização do sistema terá início no dia 5 de outubro.
Tendo a taxa de R$ 0,01 para cada dez transações, o custo do serviço é quase nulo. Segundo o BC, o sistema "trará mais competitividade e eficiência para o mercado de pagamentos, e com ele surgirão muitas oportunidades". Além do baixo custo de serviço, o PIX permitirá uma maior agilidade e flexibilização dos pagamentos, sendo instantâneo e disponível a qualquer dia e horário.
Transferências de dinheiro via TEDs e DOCs, apesar de serem simples, possuem limitações, como horário, dias úteis e taxas, abrindo uma possibilidade para a inserção do PIX no mercado. Desbancando os dois dias de espera para o processamento de boletos, o novo sistema também permitirá a leitura de códigos de barra e QR codes com pagamento instantâneo.
A partir do dia 5 de outubro todos os bancos e empresas que tenham mais de 500 mil clientes deverão oferecer a criação de chaves PIX. Com estas chaves, os usuários terão a possibilidade de associar suas contas bancárias ao seu CPF/CNPJ, e-mail, ou número de telefone.
Os cartões de débito e dinheiro em espécie, futuramente, também poderão ser substituídos pelo PIX, devido aos pagamentos feitos através dos QR Codes nos estabelecimentos.
O Imparcial