Encerrou na última sexta-feira (18), no município de Açailândia, as reuniões de mobilização e capacitação no território da Bacia Hidrográfica do Rio Pindaré. O evento visa capacitar sobre questões acerca do Comitê de Bacia, bem como as suas funções e importância, e contará com palestras, informações sobre o processo eleitoral e momentos de interação com os participantes.
O Presidente da Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pindaré, Raimundo Nonato Moraes Andrade, e a vice coordenadora nacional do FONASC-CBH – Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, Thereza Christina Pereira Castro, se reuniram no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Açailândia, com representantes do Poder Público, sociedade civil organizada, bem como autoridades da área ambiental para tratarem das normas, procedimentos e dos últimos preparativos para a convocação de eleição dos novos integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pindaré que ocorrerá o dia 28 de Abril, em Santa Inês.
A mobilização passou ainda nas cidades de Matinha, São João Batista, Pindaré-Mirim, Santa Luzia e Bom Jesus das Selvas. Atualmente o Maranhão conta com sete CBHs, sendo eles: CBH do Rio Itapecuru, CBH do Rio Mearim, CBM do Rio Munim, CBH do Rio Periá-Preguiças, CBH do Rio Turiaçu, CBH do Rio das Balsas e Afluentes Maranhenses do Alto Parnaíba e CBH do Rio Pindaré.
A Prefeitura de Açailândia foi representada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representada pelo assessor jurídico, Guilherme Nascimento, e pelo secretário Antônio Filho. O Comitê foi criado tendo como objetivo principal a missão lutar pela preservação do Rio Pindaré. Durante o encontro foram debatidos os prejuízos ambientais sofridos pelo rio ao longo dos anos, entre eles, o assoreamento, a degradação e os impactos na vida das comunidades que moram às suas margens.
Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você
ASCOM - Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia