PALESTRA DESTACA COMO IDENTIFICAR E PREVENIR O ASSÉDIO NO AMBIENTE ESCOLAR

Por Jota Silva em 22/03/2022 às 20:59:25

O auditório do IFMA - Instituto Federal do Maranhão Campus Açailândia ficou lotado na manhã e tarde de segunda-feira (21), por conta do grande interesse na palestra da advogada do CRAM, Léia Oliveira, como parte da programação do Plano de Saúde Mental do IFMA Campus Açailândia. Discorrendo sobre a temática: "Como identificar e prevenir o assédio no ambiente escolar", com discentes do 1°Ano Médio-Integrado dos turnos matutinos e vespertinos.

Várias palestras estão sendo realizadas nos órgãos públicos, bem como entidades privadas durante todo o mês de março. Os eventos integram o Mês da Mulher e as palestras intervencionistas no combate às violências contra a mulher, em suas mais diferentes formas.

Comentários de cunho sexual, elogios excessivos, toques e convites obscenos. Não é difícil encontrar algum aluno que já tenha vivido alguma dessas situações dentro da escola. O crime de assédio sexual, descrito pelo artigo 216-A do Código Penal, é caracterizado pelo constrangimento causado a uma vítima por um assediador com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, se utilizando de uma posição hierárquica superior. Esse crime independe de contato físico e pode ser cometido por meio de mensagens, comentários ou até mesmo gestos.

A palestra também destacou a Rede de Proteção que a mulher conta hoje, que inclui o CRAM (Centro de Referência em Atendimento à Mulher), o COMDIM, a Delegacia Especial da Mulher (Polícia Civil), a Patrulha Maria da Penha (Polícia Militar), Defensoria Pública, 2ª Vara Criminal (Poder Judiciário), 2ª Promotoria de Justiça (Ministério Público) e Comissão da Mulher e da Advogada OAB.

Subseção Açailandia, entre outros, que representam um avanço importante e objetivando a necessidade de unir esforços no combate à violência de gênero e ao feminicídio – muitas mulheres são assediadas, agredidas e assassinadas, e as autoridades devem estar atentas aos sinais que precedem essa violência extrema, quando as mulheres procuram socorro.

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você






Fonte: ASCOM - Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia

Comunicar erro

Comentários