Casos de sĂ­ndrome respiratória grave em crianças crescem, diz Fiocruz

O boletim Infogripe, divulgado semanalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), traz um alerta para o aumento dos casos de Síndrome Respiratória...

Por Jota Silva em 18/04/2022 às 08:44:13

O boletim Infogripe, divulgado semanalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), traz um alerta para o aumento dos casos de SĂ­ndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças.

A nova edição, disponibilizada no Ășltimo dia (13), no Rio de Janeiro, aponta que as ocorrĂȘncias estão ligadas majoritariamente ao vĂ­rus sincicial respiratório (VSR) na faixa etĂĄria 0 a 4 anos. JĂĄ entre as crianças de 5 a 11 anos, os casos decorrem principalmente da covid-19 e das infecções com o rinovĂ­rus.

A SĂ­ndrome Respiratória é uma complicação associada muitas vezes ao agravamento de alguma infecção viral. O paciente pode apresentar desconforto respiratório e queda no nĂ­vel de saturação de oxigĂȘnio, entre outros sintomas.

O novo boletim reĂșne dados da semana epidemiológica que vai do dia 3 ao dia 9 de abril. O levantamento leva em conta notificações registradas no Sivep-gripe, sistema de informação mantido pelo Ministério de SaĂșde e alimentado por estados e municĂ­pios.

Segundo a Fiocruz, as ocorrĂȘncias em crianças estão com sinal de ascensão significativa em diversos estados desde fevereiro. No entanto, a curva de casos indica a possĂ­vel formação de um platô, isto é, um quadro de estabilização dos nĂ­veis altos.

Expansão

As notificações de SRAG no paĂ­s aumentaram nos Ășltimos anos em decorrĂȘncia da pandemia de covid-19. Em 2020, a disseminação da doença chegou a responder por 97% dos casos com resultado laboratorial positivo para algum vĂ­rus respiratório. Esse percentual atualmente é menor: em 2022, 86,1% das ocorrĂȘncias estão associadas à covid-19.

No recorte das Ășltimas quatro semanas, a covid-19 foi relacionada com 41,6% das notificações. Nesse mesmo perĂ­odo, o VSR contribuiu com 36,7% dos casos. No entanto, quando se observa apenas os quadros que evoluĂ­ram para óbito nessas quatro semanas, 83,4% estão relacionados com a covid-19 e apenas 7,4% com o VSR.

Ao todo, foram registradas 22.645 mortes associadas a casos de SĂ­ndrome Respiratória Aguda Grave em 2022. O nĂșmero de ocorrĂȘncias no ano é de 112.087. Deste total, 55,7% tiveram resultado laboratorial positivo para algum vĂ­rus respiratório. A Ă­ntegra do boletim estĂĄ disponibilizado no portal da Fiocruz.

Estados

O levantamento ainda traz uma anĂĄlise para as próximas trĂȘs semanas (curto prazo) e para as próximas seis semanas (longo prazo). Das 27 unidades federativas, nove registram sinal de crescimento na tendĂȘncia de longo prazo: Acre, AmapĂĄ, EspĂ­rito Santo, Maranhão, PiauĂ­, ParanĂĄ, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os demais apresentam sinal de queda ou de estabilidade.

"Em todas as localidades que apresentam algum sinal de crescimento, os dados por faixa etĂĄria sugerem tratar-se de cenĂĄrio restrito à população infantil (0 a 11 anos)", afirma a Fiocruz. Mesmo nos estados onde não hĂĄ sinal de crescimento para a população em geral, é possĂ­vel observar um aumento de casos entre crianças.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios