A cidade de Bom Jesus das Selvas, digo sobre a gestão pública atual, que no jargão político - vem dando aula de boas práticas políticas e sociais na cidade, marcou muitos gols, mas podemos dizer que o aterro controlado que foi desenvolvido como um tipo de "solução rápida", cujo objetivo era tentar auxiliar a gestão da imensa quantidade de resíduos gerados na cidade, resíduos esses que a maioria dos municípios do mesmo porte não têm capacidade de gerenciar ou tratar, diga-se de passagem, foi e é, uma das centenas de ações destá gestão, que mais causou impacto positivo.
O aterro controlado da cidade, foi uma tentativa de transformar o lixão em aterro sanitário. Tentativa essa que deu certo, hoje, Bom Jesus das Selvas pode dizer com orgulho, "somos uma cidade que pratica a responsabilidade ambiental com muita propriedade".
Mas o que é um aterro controlado? O que significa para uma cidade tal feito?
O aterro controlado pode ser compreendido como sendo uma "solução intermediária" entre o aterro sanitário e o lixão. É, na verdade, uma tentativa de tentar transformar os lixões em aterros sanitários.
Para construção de um aterro controlado procura-se, primeiramente, isolar uma área de um antigo lixão. Esse isolamento é feito com uma cobertura impermeável de manta plástica.Vale ressaltar que esse isolamento com a cobertura impermeável de manta plástica é feito para se evitar que a água das chuvas transporte ainda mais chorume para os lençóis freáticos, contaminando-os.
Então, podemos dizer que o olhar político e social da gestão atual, foi no mínimo de quem ama seu lugar. De quem agiu e age dentro de uma linha tênue de fazer mais com pouco. Assim Bom Jesus das Selvas era vista, era propagada por suas autoridades que por falta de conhecimento técnico, falta de visão em descobrir em seu meio, profissionais que pudessem fazer, auxiliar e acontecer dentro da gestão pública, práticas voltadas para o bem comum.
A cada novo ano, novo momento e novas possibilidades, vejo uma cidade desabrochando rumo ao futuro de maneira coerente, sóbria e sem escândalos políticos.
Fonte: Atribuna