Responsabilidade social para dizer não a um passado que insiste em voltar, gestão Fernando Coelho está fundamentada em ações e feitos que valorizam a pessoa humana e a cidade

Gestão executiva em Bom Jesus das Selvas tem chamado todos para seu processo político e social

Por Ricardo Becker em 09/09/2020 às 10:06:23
Foto: Divulgação/e-Social

Foto: Divulgação/e-Social

Existe um ditado popular de cunho político que diz, "educação se faz com trabalho!" acho até que tem um fundo de verdade, mas gosto de pensar sobre as habilidades e competências que cada um tem e carrega consigo. Gosto de pensar no antes e no depois.

Uma gestão de valor se faz com profissionais eficientes

A gestão executiva atual da cidade de Bom Jesus das Selvas, liderada pelo Prefeito Fernando Coelho, antes mesmo de chegar ao poder, já construia projetos voltados a uma educação de excelência, tanto na sua infra estrutura, quanto em seus processos pedagógicos, mas acima de tudo, os projetos tinham o objetivo de dar bons motivos aos alunos e por que não dizer aos pais destes alunos de estar na escola.

Jamais foi segredo político, que o prefeito Fernando Coelho iria fundo na premissa de dar uma educaão de qualidade em todos os níveis. "Educação foi, é e será sempre uma prioridade enquanto eu aqui estiver a frente do governo municipal, jamais escondi isso, Bom Jesus hoje têm muitas escolas construídas, da zona rural a sede e, muitas reformas de climatização implementadas e terminadas no município, me orgulho de ter formado um equipe coesa, que tem em seu DNA, a responsabilidade com erário que é do povo. Um novo governo ao longo deste mandato foi sendo construido, uma nova mentalidade para governar, respeito pautado na valorização humana, ao cidadão que por anos sofreu com a falta disso. E se há algo que vamos lutar com unhas e dentes, é o fato de não deixar o município voltar ao passado, é colocar Bom Jesus entre os grandes do estado, acredite, estamos no caminho". Falou Fernando Coelho.

Uma História triste, com transformações significativas

Mais de uma década, este era tempo em que nada acontecia de bom na educação, salas improvisadas com no mínimo 25 alunos, esse era o cenário da educaão de Bom Jesus, alguns profissionais da educação lembram como era difícil este período da história na cidade, foi preciso dar um passo, foi preciso peitar um vicioso sistema que só atrasava a cidade. Assim foi feito, das dificuldades, hoje a realidade é bem outra, do povoado Chapéu, com uma nova escola, Padre José de Ribamar Moraes Filho, indo até ao povoado Nova Vida, na Escola Municipal Beatriz de Melo Gomes, o que se vê é uma mudança radical em todos os sentidos da educação na cidade.

"A cidade sabe que tais transformações se deram através da união e força de dois segmentos, o executivo municipal, com seu empenho em erradicar um legado de péssimas práticas com o erário público e do executivo estadual, que sensibilizado, não poupou ajuda a uma cidade que sabe reconhecer o valor do empenho.O programa escola digna, literalmente funcionou em Bom Jesus por dois fatores importantes, o querer. O Prefeito Fernando Coelho quis, foi atraz e conseguiu posicionar a cidade para que rebesse tais recursos, e do fazer. o Governador Flávio Dino, olhou, percebeu e mandou executar as transformações planejadas pela gestão executiva municipal, simples assim!" Falou o jornalista Jota Silva (dono do jornal ATRIBUNA).

As opiniões sobre essa nova Bom Jesus das Selvas que vem ao longo destes quase 4 anos sendo construida, não se choca, Dona Maria de Assunção Cruz, moradora que tem 22 anos de povoado Nova Vida e conhece bem o histórico do lugar, em um depoimento antigo a um jornalista da cidade, disse, "Estamos vendo hoje o fruto da mudança esperada por todos nós. Agradeço ao Governador Flávio Dino por ter se sensibilizado com nossa história, ao Prefeito Fernando Coelho, por está fazendo exatamente o que se comprometeu em fazer pela educação".


Ações educativas, assistências que geram respeito

Enumerar os feitos e as ações que uniu um povo que estava habituado a receber o minimo não é difícil, pra se ter ideia, toda ação gera uma reação, então vamos lá:

  • Edições contínuas dos jogos escolares (Objetivo: valorização do aluno através do esporte);
  • Taça Cidade Futsal (Objetivo: Agregar valor nas realções entre os praticantes do esporte na cidade);
  • Conferências Municipais contínuas de Segurança Alimentar e Nutricional (Objetivo: Você é o que você come! um evento que dá a tônica sobre a limentação do cidadão da cidade);
  • DMJUV e Selo UNICEF, ação juventude previnida (Objetivo: valor de nossos jovens, um chamamento para o empoderamento);
  • Evento em comemoração ao Dia Internacional da Juventude (Objetivo: trazer os jovens da cidade a um pensamento crítico sobre suas vidas na cidade, uma reflexão do antes e depois);
  • Planejamento e métodos aplicados na construção de escolas na Sede do município (Objetivo: melhorar a escola e sua percepção diante ds alunos e pais);
  • Entre outras ações e feitos


Enfim, querer mudança onde as mudanças estão aí é no mínimo falta de senso crítico e oportunismo negativo em relação a todas as transformações, a cidade de Bom Jesus passa por um momento de afirmação plena de mudança constante em seu comporamento social e político, em seus olhares críticos sobre seu lugar e por fim, e não obstante, será preciso mais que vontade, será preciso empenho em dizer não a um passado que insiste em voltar e avançar rumo a um futuro que está aí, bastará que todos se envolvam no processo político e social, e isso, essa gestão faz com muita propriedade.


Fonte: Atribuna

Comunicar erro

Comentários