Cristiane Damião, uma lĂ­der negativa de atitudes reprovĂĄveis. Sua falta de habilidade e competĂȘncia polĂ­tica fez Bom Jesus das Selvas regredir

Ex-prefeita segue achando que o dinheiro compra tudo e todos. Suas prĂĄticas polĂ­ticas e pessoais são condenĂĄveis e não cabem na atual conjuntura polĂ­tica da cidade de Bom Jesus das Selvas

Por Ricardo Becker em 15/09/2020 às 11:14:10
Foto: Divulgação/e-Social

Foto: Divulgação/e-Social

Muitos são os fatos negativos que envolvem o nome da ex prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião. Acusações que vão desde demissões contestĂĄveis contra Servidoras grĂĄvidas nomeados por ela em perĂ­odos eleitorais, a ameaças (Vide processos 000088-76.2015.8.10.0028 (882015). No que se refere às demissões, o que fica claro nas ações movidas contra esta, é que por algum motivo estas pessoas não serviram mais para serem usadas como massa manobra, falo das professoras MARIA JOSE ALVES DOS SANTOS e MARIA LEUDIMAR ALVES DO AMARAL, em outro processo, que teve como impetrante, MARIA RITA DE CASSIA CARDOSO RIBEIRO (vide o processo 0002488-97.2014.8.10.0028 (25042014)), o motivo é mais banal ainda, demissão e/ou contratação em estado de gravidez. Uma lĂ­der que impõem, julga, condena e sentencia a revelia quem quer e o que quer, quem lembra de um vĂ­deo em que ela troca votos impondo condições por meio de uma arrogância polĂ­tica só vista em coronéis polĂ­ticos do passado? Cristiane Damião não mudou seus modos e maneiras de fazer polĂ­tica em pleno século 21, sua arrogância contra pessoas pobres, ameaçando, comprando pessoas e impondo suas vontades na certeza da impunidade, vai literalmente enterrando uma vida pĂșblica que nada agregou a cidade de Bom Jesus das Selvas.


"No vĂ­deo, vocĂȘ analisa Cristiane cedendo um de seus bens como forma de compra e a famĂ­lia, humilde e sem ter o que fazer, aceita sem outras opções. A prefeita na época, alegou que o vĂ­deo era uma montagem muito mal feita, onde pessoas queriam arruinar sua imagem, no entanto, foi comprovado que as imagens gravadas eram verĂ­dicas. Depois da denĂșncia feita, Cristiane alegou que iria lutar para que a famĂ­lia saĂ­sse de sua propriedade. VĂ­deo este, que foi a base de seu afastamento em 2015, sobre este fato ocorrido em 2012.

O que impressiona, é que esta, continua sua sanha em querer ser algo que a justiça maranhense afirma não ser mais possĂ­vel, por dois pontos de vista distintos, o primeiro, juridicamente falando, seus feitos a fizeram ser uma das polĂ­ticas maranhense com mais queixas junto ao TRE/MA em nĂ­vel de inelegibilidade, segundo, e as mais graves, sua total ineficiĂȘncia polĂ­tica, juntada com uma falta de habilidade no trato com pessoas, por fim e fundamentalmente, sua total falta de competĂȘncia prĂĄtica para lidar com o erĂĄrio que é do povo.

Escândalos do começo ao fim

Em 2015

Cristiane Damião, na época prefeita de Bom Jesus das Selvas pelo PTdoB, articulava nos bastidores polĂ­ticos, um plano de poder para chegar à Câmara Federal em 2018. Para alcançar o almejado mandato em BrasĂ­lia, a prefeita de Bom Jesus das Selvas tomou o PTdoB de um importante polĂ­tico ludovicense. Pois bem, Cristiane Damião que jĂĄ foi chamada de "Rainha do Ferro" por comandar um consórcio com orçamento de R$85 milhões por ano, repassados às prefeituras através do COMEFC, hoje, SIM (Consórcio dos MunicĂ­pios da Estrada de Ferro CarajĂĄs no Maranhão) pela mineradora VALE a tĂ­tulo de compensações sociais e ambientais. O que aconteceu? Na época, pesou contra ela um processo de cassação por captação ilĂ­cita de sufrĂĄgio, que inclusive, foi matéria do fantĂĄstico (Quem não lembra?), ela Desesperada com a possibilidade de perder o poder e o status que o cargo oferecia, jogou ainda mais sujo pra se reeleger por mais dois anos a frente do consórcio. Segundo o que apuramos, a então presidente, seguindo as determinações do seu diretor, massacrou cidades onde seus respectivos prefeitos não eram aliados de seus desmandos e literalmente privilegiou os mais próximos com polpudos recursos da VALE. Apuramos também, que Cristiane Damião, perdeu as estribeiras com alguns prefeitos que contestavam sua gestão frente ao consórcio, chegando a chamĂĄ-los para uma reunião fechada, onde aproveitou seu pobre discurso polĂ­tico para chamar alguns de seus colegas prefeitos de incompetentes e irresponsĂĄveis.

Ameaças e polĂȘmicas

Dentre tantas polĂȘmicas, umas das mais repercutidas segundo apuramos, aconteceu em junho/2015, quando ela então prefeita, tomada de um ódio descomunal, ameaçou o apresentador da TV Record, Gilvan Neves, Cristiane Damião, na época, começou a desferir palavras ameaçadoras em direção ao apresentador, como:

"Gilvan Neves eu vou te destruir, vou acabar com a tua raça...".
"Agora eu vou é te matar seu vagabundo, ladrão, safado, filha da P?".

Pasmem, tudo sob os olhares de vĂĄrias testemunhas. O apresentador temendo por sua integridade fĂ­sica e vida, gravou e tão logo, começou a espalhar por toda cidade.

Enfim em 2019 a justiça é feita

Em 23 de julho/2019, O juiz de direito, Raphael Leite Guedes, que era o titular da 1ÂȘ Vara da comarca de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas (veja abaixo o que ele disse na sentença), afastou Cristiane Damião por improbidade administrativa (acusando-a de violação às normas legais da administração pĂșblica, entre elas, de não cumprimento dos limites constitucionais quanto à educação e ausĂȘncia de aplicação do limite de 25% no exercĂ­cio financeiro de 2016, com aplicação apenas de 17,27% e outros, também relativas ao exercĂ­cio de 2016, bem como, por descumprir da LRF-Lei de Responsabilidade Fiscal). Pergunto cidadão: vocĂȘ sabe o que significa tantos desmandos por descumprimentos como gestora pĂșblica de tais ações? Respondo: incompetĂȘncia prĂĄtica como gestora pĂșblica.

O Juiz assim escreveu e sentenciou

"Concluo sem sombra de dĂșvidas, pela violação do art. 11, caput e inciso I, da lei de improbidade administrativa. Assim sendo, verificada a conduta Ă­mproba e desonesta de agente pĂșblico (Cristiane Damião) na condução de interesses pĂșblicos, caberĂĄ ao JudiciĂĄrio a aplicação das reprimendas designadas no citado artigo 12 da Lei 8.429/92". Disse o magistrado "Diante de todos esses fatores, deverĂĄ a ex gestora receber censura deste juĂ­zo, ficando condenada nas sanções de pagamento de multa civil, suspensão dos direitos polĂ­ticos e proibição de contratar com o poder pĂșblico, nos patamares a seguir fixados, bem como perda da função pĂșblica atualmente exercida, caso ainda esteja no cargo".

Na mesma sentença, Cristiane Damião foi condenada ainda a:

I) Suspensão dos direitos polĂ­ticos pelo perĂ­odo de 03 (trĂȘs) anos;

II) Multa civil no valor correspondente a 50 (cinquenta) vezes o valor da remuneração recebida enquanto Prefeita Municipal de Bom Jesus das Selvas/MA

III) Proibição de contratar com o poder pĂșblico ou receber benefĂ­cios ou incentivos fiscais ou creditĂ­cios, direta ou indiretamente, ainda que seja por intermédio de pessoa jurĂ­dica da qual seja sócio majoritĂĄrio, pelo perĂ­odo de 03 (trĂȘs) anos.

A conclusão é Ășnica, triste e cheia de equĂ­vocos polĂ­ticos. Quanto ao cidadão, alguns insistem em prestigiar o atraso em detrimento dos avanços significativos que a atual gestão tĂȘm alcançado, quanto a ela, é fĂĄcil vir agora dizer que é a Ășltima azeitona da empada polĂ­tica de Bom Jesus das Selvas, penso que esta, deveria recolher-se a sua insignificância polĂ­tica e social, sentar no banco da praça e aprender como se faz polĂ­tica com o atual gestor. E se tem uma verdade em torno das polĂ­ticas empregadas por Fernando Coelho, é que ele tem exercido com muita propriedade e responsabilidade o papel de gestor executivo da cidade de Bom Jesus das Selvas.


Fonte: Atribuna

Comunicar erro

ComentĂĄrios