"Fabricio Ribeiro, é um nome masculino relacionado com a força e robustez que caracteriza o metal, ao mesmo tempo que é associado a partir de uma localização geográfica específica".
Fabrício Ribeiro é pré candidato pelo PSC de Açailândia, nascido em Pedreiras do Maranhão, terminou a poucos meses atrás uma especialização em umas das mais concorridas no Maranhão, administração pública pela ISAN FGV. Suas ideias e propostas seguem uma linha diferenciada de comportamentos e práticas legislativas que o posiciona como um sério candidato a eleição para este ano (Por causa da pandemia será em 15 de novembro), sua frase de efeito é, "Faça acontecer, que eu faço valer a pena. Em busca de paz interior..." O pré candidato, concedeu um momento ao site atribunainf.com, em sua apertada agenda, onde falou das expectativas, prerrogativas do cargo de vereador, entre outros assunto correlatos as eleições 2020.
A entrevista
Atribuna: A eleição para vereador em Açailândia, segundo alguns especialistas, será uma das mais difíceis, primeiro por que ela é resultado de vários fatores e alguns desses independem do número de votos que você terá. Na sua opinião, é possível vencer esse obstáculo e chegar lá, o que você pensa sobre essas novas regras eleitorais?
Fabrício Ribeiro: Trabalhando com eleições há vários anos, tenho algumas conclusões sobre passos importantes que precisam ser dados para conquistar esse sonho que algumas pessoas têm, inclusive eu. É possível ser eleito. E digo mais, o orçamento não é o mais importante. Primeiro é importante me posicionar sobre que tipo de candidato eu sou. Tenho em mente os motivos que me fazem acreditar que posso me eleger.
Atribuna: Algumas pessoas que lhe conhecem, e que já conviveram com você, dizem que você é altamente influenciador, você se acha um líder nato?
Fabrício Ribeiro: É preciso desmistificar essa figura do líder nato, pois muitas pessoas acabam achando que não nasceram para liderar e desistem de alcançar este objetivo. Existem líderes natos: Sim, existem, mas com certeza também se aperfeiçoaram com o tempo, não nasceram com todas as características inatas de um líder: às desenvolveram com o tempo. respondendo a pergunta, sim, me preparei academicamente para que esta característica ficasse mais forte em mim.
Atribuna: Caso seja eleito como vereador, o que poderá fazer pelo município?
Fabrício Ribeiro: A função do vereador é propor leis e fiscalizar as ações do executivo. Quem se propõe a esse cargo tem de estar consciente que sua função não é executiva, é de ajudar o prefeito a governar da melhor maneira possível a cidade. Entretanto, tem de ter em mente sempre que é um empregado do povo, assim como o prefeito o é. Tem de saber que foi posto lá pela população que espera dele o melhor desempenho possível e por isso vai ser cobrado.
Atribuna: O que o levou a querer ser vereador pela cidade de Açailândia? Qual sua motivação?
Fabrício Ribeiro: Bom, primeiramente como morador do município há anos, conheço bem a cidade, a realidade dos problemas, as coisas que podem e devem melhorar. Tenho tios e tias morando aqui e quando algo não funciona bem, acaba por atingir não só minha família, mas a de todos. Minha principal motivação, é que tenho certeza, pela experiência adquirida como um líder institucional de governo, com minha pós graduação em finanças orçamentárias nos segmentos privadas e públicos, que posso dar minha colaboração para o desenvolvimento de Açailândia.
Atribuna: Qual o motivo da escolha do PSC, tem a haver com seu passado recente com Secretário Institucional, digo sobre o status de presidir um partido importante aqui na cidade?
Fabrício Ribeiro: - Antes do PSC tive vários convites de outros partidos políticos, entretanto, o que mais me chamou a atenção foi o convite que meu tio, na época prefeito da cidade que me convidou, me confiando algo tão importante para suas pretensões como candidato a prefeito, quando consegui articular o partido em São Luís, fui muito bem sucedido nesta empreitada. O fato de ter sido o Secretário Institucional e paralelo a isso, Gerente de Relações Institucionais na empresa - CIM - Consórcio Intermunicipal Multimodal, também foi uma experiência muito enriquecedora, até hoje me ajuda bastante em termos de disciplina, organização, método, porém, nada tem a ver a escolha do partido com esse fato.
Atribuna: Após tanto anos morando em Açailândia, já deu pra conhecer bem o município, quais na sua opinião, são os principais problemas que o morador enfrenta hoje?
Fabrício Ribeiro: Não é novidade pra ninguém que as áreas de saúde, educação serão sempre as prioridades de qualquer administração pública e que devem ter uma atenção especial. A área de infra estrutura deve ser assistida, pois é ela que envolve a mobilidade, segurança, entre outras questões, cobrar mais investimentos, por meio da casa de leis deverá ter prioridade alta, pois Açailândia precisa crescer exponencialmente. A cidade está crescendo bastante, a população aumentando a cada ano, a tendência é que precisemos de bons e eficientes transportes públicos e que o cidadão se desloque com mais facilidade pela cidade, pagando uma tarifas mais justas. Contudo, a questão ambiental do município é bem séria e precisa ser tratada com muito rigor, cuidar dos mananciais, tratar do esgotamento sanitário, dos rios, das lagoas e não permitir que toda essa beleza natural de Açailândia seja degradada por causa de uma política mal estruturada sobre o assunto.
Atribuna: Como o você vê o trabalho da atual administração?
Fabrício Ribeiro: A gente nunca consegue agradar a todos, isso é uma verdade. A atual administração tem feito muitas melhorias estruturais, não tem como negar isso, todavia, tem questões que incomodam bastante a população, e o melhor é não explorá-las, pelo menos agora não. A área de saúde progrediu bastante, mas, ainda faltam médicos especialistas em algumas áreas, administrar uma cidade é muito complexo, porém, não é impossível avançar ainda mais. Precisamos colocar profissionais competentes, em todas as áreas, a serviço da população, isso vai fazer a diferença. Temos que trabalhar de forma a colocar os melhores nas funções administrativas e operacionais, "menos apadrinhamento e mais meritocracia", é o que eu penso.
O eleitor quer ouvir um candidato com discurso positivo. Por pior que esteja o país e a situação da cidade, essa entrevista, segue um roteiro estabelecido pelo site atribunainf.com, onde a função principal é fazer a população conhecer cada candidato que nos procurar. O site deixa aqui uma dica importante aos cidadãos da cidade de Açailândia, faça uma lista dos votos que serão seguros, comece com a sua casa, depois vá para os amigos mais envolvidos, tenha essa lista em mãos. Você pode, você consegue. O voto é seu, a democracia é para todos!
Fonte: Atribuna