On­tem à tar­de, Na­ta­na­el Jú­ni­or fa­lou a O Im­par­ci­al e rei­te­rou sua in­dig­na­ção pe­la de­ci­são da fe­de­ra­ção de im­pe­dir a trans­mis­são por par­te do Mo­to Club. "Não ga­nha­mos na­da com es­sas trans­mis­sões fei­tas pe­lo ca­nal da FMF. En­tão, não va­mos acei­tar es­sa im­po­si­ção. Va­mos en­trar com um Man­da­do de Ga­ran­tia no TJD, mas se por aca­so não ti­ver­mos êxi­to en­tra­re­mos com um pe­di­do de li­mi­nar na Jus­ti­ça Co­mum. A gen­te la­men­ta co­mo a FMF vem tra­tan­do o Mo­to, pois in­ves­ti­mos nu­ma pla­ta­for­ma, in­for­ma­mos à en­ti­da­de, apos­ta­mos por­que sa­bía­mos que a pan­de­mia di­fi­cul­ta o aces­so ao es­tá­dio, trans­mi­ti­mos dois jo­gos e ago­ra quan­do che­ga a fi­nal a FMF nos to­lhe o di­rei­to de ar­re­ca­dar pa­ra lhe en­tre­gar es­se di­rei­to de gra­ça. Is­so é um ab­sur­do", pro­tes­ta o di­ri­gen­te.

Não ga­nha­mos na­da com es­sas trans­mis­sões fei­tas pe­lo ca­nal da FMF. En­tão, não va­mos acei­tar es­sa im­po­si­ção. Va­mos en­trar com um Man­da­do de Ga­ran­tia no TJD, mas se por aca­so não ti­ver­mos êxi­to en­tra­re­mos com um pe­di­do de li­mi­nar na Jus­ti­ça Co­mum

A Fe­de­ra­ção Ma­ra­nhen­se de Fu­te­bol to­ma por ba­se o Re­gu­la­men­to do Campeonato Maranhense no que se refere aos "Direitos de Transmissão", mas Natanael apega-se à Medida Provisória para insistir na sua reivindicação.

Multa de R$ 10 mil

Art.19, § 1º – Não será permitida transmissão ao vivo de jogos do Campeonato através de canal der televisão e internet ou outro artifício, com exceção das rádios, salvo se previamente autorizado pela FMF. O clube que de qualquer forma permitir ou viabilizar o descumprimento ao previsto artigo, estará sujeito a multa de R$ 10 mil por jogo transmitido, sem prejuízo das demais sanções previstas na legislação.

No parágrafo segundo, o documento prevê que a FMF promoverá a transmissão dos jogos em plataforma da internet e que a publicidade é exclusiva e restrita à entidade em toda a competição, de acordo com os termos dos contratos comerciais por ele firmados. A federação é titular de todos os direitos de comercialização no Estadual, segundo o documento.

FMF divulga outra nota

Procurado ontem à tarde pela reportagem de O Imparcial, o presidente da Federação Maranhense de Futebol, Antônio Américo, não quis comentar as declarações de Natanael nem a nota enviada pelo clube à imprensa.

Ele adiantou apenas que iria se reunir com o departamento jurídico da entidade para a tomada de medidas que o caso requer. Deixou transparecer que vai advertir o clube sobre possíveis punições que lhe serão impostas, caso este persista na intenção de desconhecer os esclarecimentos e as normas da entidade. Essa nota seria encaminhada ontem mesmo, no final da tarde, ou na manhã desta sexta-feira.

A gente lamenta como a FMF vem tratando o Moto, pois investimos numa plataforma, informamos à entidade, apostamos porque sabíamos que a pandemia dificulta o acesso ao estádio, transmitimos dois jogos e agora quando chega a final a FMF nos tolhe o direito de arrecadar para lhe entregar esse direito de graça. Isso é um absurdo