De acordo com o levantamento, os casos associados ao vĂrus sincicial respiratório (VSR) aumentaram na faixa etĂĄria e o vĂrus se tornou o principal causador de SRAG viral na população nas Ășltimas quatro semanas, superando o SARS-CoV-2, vĂrus da covid-19.
NotĂcias relacionadas:
- Ministério da SaĂșde recebe 1 milhão de doses de vacina contra covid-19.
- Transição quer espaço no Orçamento para FarmĂĄcia Popular e merenda.
O estudo indica que o estado de São Paulo segue mostrando a presença significativa de casos positivos para Influenza nas Ășltimas semanas, enquanto os demais estados, que tiveram sinal de aumento na presença deste vĂrus no mĂȘs anterior, vivem possĂvel interrupção no crescimento, embora os dados laboratoriais ainda sejam considerados preliminares.
No estado do Amazonas foi observado aumento de casos positivos de covid-19, o que pode explicar o sinal de crescimento nos casos de sĂndromes respiratórias aguas graves (SRAG) na população adulta do estado.
Além do Amazonas, hĂĄ tendĂȘncia de aumento na SRAG em Alagoas, AmapĂĄ, Bahia, GoiĂĄs, Mato Grosso, ParĂĄ, ParaĂba, Pernambuco e São Paulo. Na maioria dos casos, o aumento de hospitalizações estĂĄ concentrado na faixa etĂĄria das crianças e associado ao VSR.
AgĂȘncia Brasil