VĂ­rus sincicial respiratório impulsiona SRAG em crianças atĂ© 4 anos

Os casos de síndromes respiratórias graves em crianças até 4 anos apresentam tendência de alta, segundo o Boletim...

Por Jota Silva em 07/11/2022 às 08:30:38

Logo AgĂȘncia Brasil

Os casos de sĂ­ndromes respiratórias graves em crianças até 4 anos apresentam tendĂȘncia de alta, segundo o Boletim InfoGripe, divulgado no Ășltimo dia (4) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A pesquisa monitora os casos de sĂ­ndromes respiratórias agudas graves (SRAG), casos em que sĂ­ndromes gripais evoluem e causam hospitalizações.

De acordo com o levantamento, os casos associados ao vĂ­rus sincicial respiratório (VSR) aumentaram na faixa etĂĄria e o vĂ­rus se tornou o principal causador de SRAG viral na população nas Ășltimas quatro semanas, superando o SARS-CoV-2, vĂ­rus da covid-19.

NotĂ­cias relacionadas:

O boletim mostra que, entre os casos com resultado laboratorial positivo para vĂ­rus respiratórios, 19,9% foram Influenza A; 0,6%, Influenza B; 26,4%, VSR; e 26,0%, SARS-CoV-2. Entre os óbitos, o SARS-CoV-2 continua a dominar, com 68,6%.

O estudo indica que o estado de São Paulo segue mostrando a presença significativa de casos positivos para Influenza nas Ășltimas semanas, enquanto os demais estados, que tiveram sinal de aumento na presença deste vĂ­rus no mĂȘs anterior, vivem possĂ­vel interrupção no crescimento, embora os dados laboratoriais ainda sejam considerados preliminares.

No estado do Amazonas foi observado aumento de casos positivos de covid-19, o que pode explicar o sinal de crescimento nos casos de sĂ­ndromes respiratórias aguas graves (SRAG) na população adulta do estado.

Além do Amazonas, hĂĄ tendĂȘncia de aumento na SRAG em Alagoas, AmapĂĄ, Bahia, GoiĂĄs, Mato Grosso, ParĂĄ, ParaĂ­ba, Pernambuco e São Paulo. Na maioria dos casos, o aumento de hospitalizações estĂĄ concentrado na faixa etĂĄria das crianças e associado ao VSR.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios