ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL VISITAM CASA FAMILIAR RURAL DE AÇAILÂNDIA

Por Jota Silva em 10/11/2022 às 12:44:05

Esta semana, dia 08 de novembro, alguns estudantes do 4º ao 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Divina Providência fizeram uma atividade diferenciada ao visitar a Escola Familiar Rural em Açailândia. Também acompanhou a visita, a gestora da escola Jerucilene de Oliveira Lima e as professoras Rita de Cássia Lima Borges e Elizângela Feitosa Silva.

A escola executa um projeto de agroecologia com os estudantes, com produção de cultivo de leguminosas e hortaliças folhosas na própria escola. A ideia é de levar a experiência da Casa Familiar Rural e aplicar na instituição escolar. A iniciativa é uma forma de contribuir no fortalecimento de uma nova geração de produtores rurais, orientados a partir das boas práticas de agricultura familiar. Esta ação faz parte do currículo das escolas do campo que tem como componente curricular a Agroecologia.

No dia 03 de novembro, a escola recebeu o aluno do 3º ano da Casa Familiar Rural, José Vinícius Borges Ferreira, para explicar para as crianças como cultivar, quais os benefícios para a saúde e como os conseguir manter a qualidade das verduras e legumes. O resultado da visita foi produtivo, pois as crianças aprenderam na prática como se inicia o plantio, indo até a colheita da verdura.

O projeto Agroecologia nas escolas municipais do campo é uma forma de fazer educação ambiental e o resgate de saberes populares como o cultivo de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos, além de experimentar e estimular aberturas nos espaços formais dos currículos escolares para promover uma maior integração entre sujeitos que fazem a escola e os elementos culturais que transpassam o território que a compreende.

ASCOM.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você










Fonte: ASCOM - Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia

Comunicar erro

Comentários