A inclusão da nova apresentação foi analisada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que viu a necessidade de atualizar os Protocolos ClĂnicos e Diretrizes TerapĂȘuticas (PCDT) para a doença.
"Em geral, a formulação injetĂĄvel em seringa preenchida mostra-se equivalente à apresentação em pó em termos de benefĂcios e riscos, podendo ainda se mostrar de uso mais fĂĄcil e com maior tolerabilidade aos possĂveis efeitos adversos. Vale lembrar que as duas formulações tĂȘm o mesmo preço, de acordo com a Lista de Preços de Medicamentos da Câmara de Regulação de Preços de Medicamentos (CMED) da Anvisa, atualizada em julho de 2022. Logo, não hĂĄ expectativa de mudança nos aspectos econômicos e nos gastos para o SUS", afirma o documento.
A asma é uma doença inflamatória crônica que atinge as vias aéreas inferiores, como traqueia e brônquios. Essas regiões ficam mais sensĂveis a diferentes estĂmulos, levando ao bloqueio do fluxo de ar de forma recorrente e, em geral, reversĂvel.
De acordo com a Organização Mundial da SaĂșde (OMS), cerca de 235 milhões de pessoas sofrem com a doença no mundo. São cinco as formas mais comuns da doença: alérgica, não alérgica, de inĂcio tardio, com limitação do fluxo de ar e com obesidade.
Fonte: AgĂȘncia Brasil