Na tarde desta segunda-feira (28), a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP MA) apresentou os resultados das operações policiais realizadas nos últimos dias no Maranhão. Estas operações tĂȘm o objetivo de combater as facções criminosas e reprimir os crimes que estão ocorrendo na região.
De acordo com o SecretĂĄrio de Segurança Pública, Jefferson Portela, houve uma coincidĂȘncia de mortes no dia 24, quinta-feira. Das 11 mortes registradas na capital maranhense, 4 eram foram relacionadas a confronto de facções criminosas, sendo as outras 7 mortes causadas por motivos interpessoais. Ao total, desde o dia 18 foram 15 homicídios registrados, sendo 7 deles provenientes de confronto de facções.
Ainda segundo o SecretĂĄrio, a coincidĂȘncia dos homicídios gerou pânico na cidade, cuja interpretação dos cidadãos foi de que todas as mortes registradas tinham relação com confrontos de facções.
De acordo com o Delegado Geral da Polícia Civil, Armando Pacheco, apesar das mortes, é um número considerado "previsto" dentre as estatísticas sobre facções. Ao todo, as operações somam 70 presos, 8 armas de fogo, drogas e R$ 215 mil, além de veículos e bens.
Com os recentes e frequentes casos de crimes, a Polícia Civil, juntamente com a Polícia Militar, promoveu operações integradas no Maranhão. De acordo com o Comandante da Polícia Militar, Coronel Pedro Ribeiro, as ações da polícia estão sendo otimizadas para diminuir o tempo de resposta ao crime, como exemplo as 9 prisões que ocorreram neste domingo (27), na avenida litorânea, após uma execução entre membros de duas facções.
Em razão dos recentes crimes violentos registrados na cidade de São Luís, a Polícia iniciou a Operação Ilha Segura, onde haverĂĄ intensa atividade policial, com reforço de profissionais do interior do Maranhão, aluguel de mais veículos para a polícia e atividade voluntĂĄria remunerada de policiais em seus dias de folga.
Ainda não hĂĄ um balanço oficial dos dados da operação recém iniciada no dia 25. O secretĂĄrio da SSP garantiu que haverĂĄ atividade ininterrupta e que a operação não tem data para encerrar até segunda ordem. Junto com a operação, também foi falado sobre as medidas para a segurança nos coletivos, como o policiamento motorizado de motocicletas, barreiras policiais, policiamento em viaturas e intervenções isoladas.
18 de setembro de 2020: 20 presos, drogas e munições .40.
21 a 24 de setembro de 2020: 6 presos.
24 de setembro de 2020: 22 presos, um rifle calibre .44 e duas escopetas calibre 12.
24 e 25 de setembro de 2020: 18 presos, R$ 215 mil, apreensão de 5 veículos e 4 armas de fogo.
25 de setembro de 2020: 4 presos e uma arma de fogo.
Fonte: O Imparcial