ENEM 2020: Três dicas de estudos para ajudar você a se organizar durante preparação da prova

Muitos alunos estão se esforçando bastante nos estudos para realizarem o ENEM em busca de realizarem o sonho de entrar no Universidade

Por Yumi Wada - Posicionamento textual - Ricardo Becker em 02/10/2020 às 10:04:45
Divulgação

Divulgação

Muitos alunos estão se esforçando bastante nos estudos para realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio. Em busca de realizar o sonho de entrar no Universidade, os alunos passam meses (e até anos) em se estudando por esse objetivo.

Devido aos danos causados pela pandemia da Covid 19, o ENEM 2020 foi adiado e a a realização da prova impressa será em 17 e 24 de janeiro, assim como a a prova digital acontecerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Dessa forma, em ritmo de estudos, separamos algumas dicas para você se organizar enquanto se prepara para prestar o ENEM 2020. Confira:

  • Métodos de aprendizagem

Primeiramente, você deve conhecer suas própria habilidades e qual é o método de estudo que você se encaixa melhor.

Se souber quais estratégias funcionam melhor com você, com certeza vai se sentir aliviado por não perder tempo em um método que não te ajuda.

Saiba reconhecer se você se dá bem assistindo vídeo aulas ou áudios de aulas gravas;

se você é bom em memorizar ou se prefere fazer anotações durante os estudos/as aulas;

se prefere estudar escutando músicas ou em silêncio;

ou até mesmo em que horário do dia você consegue se concentrar melhor.

  • Cronograma de estudos

Apesar da meta ser alta e a lista de conteúdos ser longa, não faça cronogramas impossíveis, caso contrário você se sentirá desestimulado se não cumpri-lo.

Dessa forma, organize seus horários de estudo em casa e na escola/cursinho caso o faça. Alimente a sua rotina de estudos até que vire um hábito e se torne mais natural se adequar a esse cotidiano.

Outra dica é não se esquecer se acrescentar intervalos, sua mente e seu corpo também precisam descansar.

  • Provas antigas

Simulados e provas do ENEM de versões passadas podem ajudar você a conhecer como funciona a dinâmica do exame. Além disso, mesmo conhecendo, é preciso treinar para se habituar e pegar o ritmo.

Também é importante que resolva provas anteriores pois você começa a entender a quantidade de tempo necessária para a resolução de cada questão e se acostumar com essa cronometragem.

Fonte: O Imparcial

Comunicar erro

Comentários